Home - Geral - Iema reforça proibição da entrada de animais domésticos em parques...

Iema reforça proibição da entrada de animais domésticos em parques estaduais no Espírito Santo

16 de janeiro de 2026

Iema reforça proibição da entrada de animais domésticos em parques estaduais no Espírito SantoFoto: Divulgação

Os parques estaduais sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) são áreas para a conservação da biodiversidade no Espírito Santo, além de protegerem patrimônios naturais e históricos de grande relevância. A introdução de animais domésticos em parques estaduais é vedada pela Lei Estadual nº 10.094/2013, salvo em situações específicas previstas em legislação federal, como no caso de cães-guia, conforme a Lei nº 11.126/2005, ou mediante autorização expressa.

Estudos e registros apontam que cães e gatos, mesmo quando domésticos, mantêm comportamentos instintivos de caça, afetando populações de pequenos mamíferos, aves e espécies ameaçadas. Além disso, doenças como raiva, cinomose e toxoplasmose podem ser transmitidas entre animais domésticos e silvestres, ampliando os riscos à saúde pública.

Com isso, para garantir esse equilíbrio ambiental, a presença de animais domésticos, como cães e gatos, é proibida nessas unidades de conservação, devido aos riscos que representam para a fauna silvestre, a flora e a saúde pública.

O diretor-geral do Iema, Mário Louzada, reforça que o cumprimento das normas é fundamental para a preservação das unidades de conservação. “Os parques estaduais são refúgios essenciais para a biodiversidade capixaba e desempenham funções ambientais indispensáveis para toda a sociedade. Respeitar as regras de uso dessas áreas é um ato de responsabilidade coletiva e de cuidado com o patrimônio natural do Espírito Santo”, destaca.



banner
banner