Home - Turismo - Iema realiza reunião de fechamento de articulação para implementação da...

Iema realiza reunião de fechamento de articulação para implementação da Trilha Litorânea Capixaba

02 de setembro de 2025

Iema realiza reunião de fechamento de articulação para implementação da Trilha Litorânea CapixabaFoto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) finalizou, na última semana, a etapa de encontros com os municípios da Trilha Litorânea Capixaba. A reunião foi realizada na Sede do Projeto Tamar, em Guriri, São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e contou com a presença dos municípios de Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Participaram representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Pesca dos municípios, além de servidores das unidades de conservação Rebio Comboios, APA de Conceição da Barra, Parque Estadual de Itaúnas e membros de grupos de ciclistas.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto da Rede Trilhas, que integra uma política interinstitucional do Ministério do Turismo e do Ministério do Meio Ambiente. Também foram discutidas as ações em curso da Rede Capixaba de Trilhas e os resultados do Projeto Piloto da Trilha de Itaúnas. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e informações sobre atrativos da região e trilhas já existentes, como as utilizadas por ciclistas, e os pontos onde será necessário envolver pescadores para travessias de barco.

Concluída esta etapa, o próximo passo será a realização de um Seminário Técnico com os 14 municípios litorâneos, previsto para outubro, que marcará a consolidação desta trilha regional, que se integrará à trilha nacional Oiapoque-Chuí. “Os cerca de 450 quilômetros do litoral capixaba reúnem uma diversidade de potencialidades culturais, históricas, paisagísticas e ambientais, com a possibilidade de desenvolvimento de trechos de trilhas secundárias a partir do traçado principal, que vai do sul ao norte da costa, conectando pelo menos 35 unidades de conservação nos 14 municípios. A premissa é valorizar as comunidades locais e outras iniciativas já existentes que compartilham a mesma vocação, além de promover a geração de renda e o lazer em contato com a natureza”, explicou a coordenadora de Gestão de Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach.



banner
banner