Home - Geral - Iema participa de programação de férias com atividades educativas no...

Iema participa de programação de férias com atividades educativas no Centro Tamar Guriri, em São Mateus, ES

15 de janeiro de 2026

Iema participa de programação de férias com atividades educativas no Centro Tamar Guriri, em São Mateus, ESFoto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, na última terça-feira (13), da programação de férias realizada no Centro Tamar Guriri, no município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A ação aconteceu das 14h às 17h e reuniu crianças, jovens e famílias em uma tarde de aprendizado, lazer e conscientização ambiental. Foram sensibilizadas mais de 70 pessoas que participaram da atividade ao longo da tarde.

Representando o Instituto, a servidora Fernanda Martins levou ao público informações sobre a Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB), destacando a atuação do Iema nas áreas de fiscalização, educação ambiental e licenciamento ambiental, reforçando a importância da preservação dos ecossistemas e do uso sustentável do território.

Um dos destaques da participação do Iema foi o jogo de tabuleiro da APACB, uma atividade educativa e divertida no formato tradicional de percurso. Durante o jogo, os participantes avançam pelo tabuleiro ao lançar os dados e retiram cartas com perguntas e desafios sobre a APA de Conceição da Barra, abordando temas como restinga, manguezal, flora e fauna locais. A proposta é aprender brincando, fortalecendo o conhecimento, o cuidado e a valorização da biodiversidade e do território protegido.

Para Fernanda Martins, ações como essa são fundamentais para aproximar a população das Unidades de Conservação. “Levar informações sobre a APA de Conceição da Barra de forma lúdica é uma maneira eficiente de despertar o interesse e a consciência ambiental, especialmente das crianças. Quando elas aprendem brincando, criam vínculos com o território e passam a compreender a importância de proteger a biodiversidade e os ecossistemas locais”, destacou.

A programação de férias contou ainda com diversas atividades, como a Trilha do Sagui, realizada com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, pescaria de lixo e tour no Centro Tamar e visita ao Museu de Biodiversidade Marinha.

Outras programações e ações educativas estão previstas e serão divulgadas em breve, ampliando as oportunidades de interação da sociedade com a temática ambiental e com as Unidades de Conservação do Espírito Santo.



banner
banner