Idoso em situação análoga à escravidão é resgatado após passar 15 anos sem folga
01 de julho de 2020Idoso de 61 anos de idade morava em condições insalubres e trabalhava sem folgas ou férias todos os dias das 5h às 18h desde 2005
Casebre insalubre onde morava o idoso – Foto: MPT/SP
O Ministério Público do Trabalho divulgou terça-feira (30) detalhes sobre uma operação que prendeu um empregador e resgatou um idoso de 61 anos que trabalhava em situações análogas à escravidão com o manejo de gado em uma fazenda da cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Segundo informações do MPT, o homem trocava trabalho por moradia em um barraco insalubre na propriedade do empregador. Ele vivia com a mãe idosa, de 87 anos, e trabalhava sem dias de folga, feriados ou fins de semana das 5h às 18h. Após 15 anos trabalhando no local, ele parou de receber remuneração em 2005.
Como o homem não tinha renda, o idoso precisava de ajuda de vizinhos e conhecidos para se alimentar e dar comida à mãe. O MPT chegou até a família após uma denúncia feita pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Preso em flagrante, o dono da fazenda assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta. Agora, ele deve quitar os direitos trabalhistas do idoso, reformar a casa na qual a família vive e entregar a posse vitalícia da residência ao idoso.
Valedoitaúnas/Informações iG