Home - Geral - Idaf anuncia mudanças no procedimento de emissão de Exploração Florestal...

Idaf anuncia mudanças no procedimento de emissão de Exploração Florestal de Espécies Nativas no ES

21 de agosto de 2025

Idaf anuncia mudanças no procedimento de emissão de Exploração Florestal de Espécies Nativas no ESFoto: André Sezana

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), passará a emitir a Autorização de Exploração Florestal de Espécies Nativas (AEF), por meio do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), a partir do próximo 1º de setembro. O requerimento deixará de ser realizado no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM).

O diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, explica que a adesão ao Sinaflor visa tornar o processo de controle de origem dos produtos florestais mais padronizados em nível nacional. “Serão novas etapas e exigências que o empreendedor precisará cumprir, visando uma maior garantia da rastreabilidade e fiscalização das atividades florestais”, disse.

Saiba como requerer a AEF

A partir de 1º de setembro, para solicitar a autorização e exploração de espécies nativas, o requerente deverá, primeiramente, registrar o empreendimento no Sinaflor, e depois solicitar a homologação no Idaf, por meio de formulário próprio, que será disponibilizado no site: www.idaf.es.gov.br/area-florestal, no item Autorização de exploração florestal (supressão de espécies nativas).

Caso precise de responsável técnico, ele também precisará estar cadastrado e homologado pelo Idaf. Somente após as homologações será possível que o requerente/responsável técnico cadastre e protocole o projeto de exploração para análise.

Também estará disponível um módulo de autorizações simplificada que atenderá o agricultor familiar/empreendedor rural familiar, e autorizações especiais para aproveitamento de material que não necessitam de corte de vegetação – neste modelo cabe ao empreendedor apenas o protocolo dos documentos necessários, sendo o cadastro do projeto realizado pelo próprio Idaf.



banner
banner