Home - Geral - Hospital Central contribui na elaboração do protocolo nacional de tratamento...

Hospital Central contribui na elaboração do protocolo nacional de tratamento de AVC

04 de julho de 2020

Hospital Central contribui na elaboração do protocolo nacional de tratamento de AVCFoto: Divulgação

Referência no tratamento de casos de acidente vascular cerebral (AVC), o Hospital Estadual Central Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, precisou alterar o fluxograma de atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) e AVC isquêmico agudo.

Para isso, a equipe de neurologia e neurointervenção colaborou na elaboração do protocolo nacional denominado “Tratamento do acidente vascular cerebral agudo e procedimentos neurointervencionistas urgentes durante a pandemia de Covid-19: Recomendações do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia”.

O documento foi publicado nessa terça-feira (30) na principal revista científica de neurologia do Brasil, “Arquivos de Neuropsiquiatria”. O médico neurointervencionista Leandro de Assis Barbosa e o neurologista José Antônio Fiorot Júnior, ambos atuantes no HEC, estão entre os autores citados na publicação.

Nos últimos três meses, a neurologia, a neurocirurgia, a neurointervenção e a unidade de AVC do HEC passaram a ser referência para todos os casos de AVC isquêmico (AVCI), AVC hemorrágico (AVCH), hemorragia subaracnoidea (HSA), trombose venosa cerebral (TVC), tumores cerebrais e tumores medulares de toda a macrorregião metropolitana do Espírito Santo. Isso engloba mais de dois milhões de habitantes, contemplando todo o atendimento a essas patologias, que antes também eram atendidas por outros hospitais da rede pública estadual.

“Essa nova demanda gerou um aumento de mais de 100% nas internações relacionadas aos diagnósticos de AVCI, AVCH, HSA e TVC, que saltaram de aproximadamente 100 por mês para mais de 200 no mês de junho. Consequentemente, houve aumento nas indicações de trombectomia mecânica (no tratamento do AVCI) e embolização (no tratamento da HSA), que são procedimentos de alto custo”, explica Fiorot.

Para permitir a oferta de atendimento com qualidade para toda essa nova demanda, o HEC implementou profundas mudanças na rotina assistencial. As equipes presenciais de neurologia e neurocirurgia tiveram o número de plantonistas dobrado, e também houve aumento dos profissionais da equipe de clínica médica e da equipe multidisciplinar.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

Valedoitaúnas



banner
banner