Homem fica uma semana sem se sentar: “Pior que qualquer exercício”
14 de agosto de 2024Youtuber fitness Lucas Ball tentou ficar uma semana inteira sem se sentar para testar os impactos que o hábito teria no corpo
Foto: Reprodução/@FocusedLucas
Não faltam pesquisas científicas que sugerem que ficar sentado por tempo demais pode ser prejudicial para o organismo. Em janeiro, por exemplo, um estudo feito por médicos de Taiwan indicou que pessoas que trabalhavam sentadas tinham um risco de morte prematura 16% maior que o da população geral. Pesquisadores já chegaram a afirmar que “ficar sentado é o novo tabagismo”.
Por isso, os seguidores do youtuber americano Lucas Ball, de 34 anos, o desafiaram a ficar uma semana sem se sentar. O criador de conteúdo fitness é conhecido por aceitar desafios físicos extremos, como tomar banho de gelo por 15 dias ou dormir no chão por uma semana.
Ele revelou, porém, que ficar sem se sentar foi “pior do que qualquer exercício” no vídeo que lançou sobre o experimento em 2023. Lucas tentou ficar sete dias sem se sentar (inclusive quando andava de carro ou usava a privada), mas acabou resistindo por apenas cinco.
“Meu quadril, meus joelhos e meus tornozelos estão sempre doendo, como se eles estivessem muito fadigados. Mesmo quando eu estava deitado, sentia dores perna e só estava conseguindo dormir 4h por noite por conta delas”, afirmou ele ao interromper o teste. Ele desaconselhou seus seguidores a adotarem o hábito de forma tão intensa.
Entretanto, Lucas não teve uma experiência completamente negativa e viu até mudanças no corpo após o período de testes. Confira a lista:
O que mudou após uma semana sem se sentar?
Mudanças na postura: o youtuber apontou que os ombros dele se projetaram para a frente, com um aspecto curvado, enquanto o quadril se projetou para a frente. Ele considerou a mudança positiva, já que sua coluna era pouco curvada antes do projeto.
Mudanças na produtividade: “Me senti muito mais produtivo ao trabalhar de pé durante a manhã, mas ia me cansando após algumas horas. Acho que passarei a trabalhar as primeiras horas do dia de pé na frente do computador para render mais”, afirmou.
Mudanças na digestão: o youtuber sentiu que seu funcionamento digestivo passou a ser mais rápido e que, por não se sentar no vaso sanitário, ficou menos tempo do dia no banheiro. Em contrapartida, ele diz que essa mudança associada às dores nas pernas pode ser a explicação para ter comido mais, o que explicaria ele ter engordado meio quilo ao longo dos dias.
(Fonte: Metrópoles)