Homem cria usina hidrelétrica capaz de abastecer 300 casas ao mesmo tempo no Alaska
19 de setembro de 2021Dave Brailey – Foto: Divulgação
Aposentado após uma vida inteira trabalhando como hidrologista, o norte-americano Dave Brailey, de Anchorage, no Alaska (EUA), se mudou há alguns anos para a comunidade Eagle River, onde tem trabalhado em uma mini-usina para fornecer eletricidade às casas da vizinhança.
No final de julho, a mini-usina hidrelétrica de Dave passou a gerar energia suficiente para abastecer 300 casas (beneficiando diretamente cerca de 1000 pessoas).
A ideia surgiu há 10 anos como uma proposta utópica, que foi tão bem desenvolvida que hoje gera até 300 quilowatts por meio do “Projeto Hidrelétrico Juniper Creek”.
Dave pagou os US$ 1,7 milhão da empreitada (mais de R$ 8 milhões) com recursos próprios, apesar das inúmeras tentativas de se conseguir verbas públicas para o projeto.
Ao lado da esposa Melaine Janigo e outro casal de engenheiros, ele dividem e mantém um terreno onde fica a moderna usina.
O hidrologista cuida pessoalmente do planejamento e da maior parte do trabalho físico, com a ajuda ocasional de familiares e amigos. Recentemente, ele contratou um engenheiro civil para supervisionar a estrutura e outros profissionais para atestar a segurança do gerador de energia.
Agua é capitada das nascentes nas encontas – Foto: Divulgação
Como funciona
Um enorme cano de 18 polegadas coleta a água e a canaliza ao longo de 400 metros para a usina de Dave, que é totalmente gerida por computador e fornece eletricidade para linhas de força.
A nascente sob a encosta da montanha, próxima a Eagle River, também contribui com água, mantendo o projeto funcionando o ano todo, inclusive em períodos de estiagem.
Gerador mini-usina hidrelétrica gera energia suficiente para abastecer 300 casas – Foto: Divulgação
No verão, segundo o hidrologista, a usina Juniper Creek pode fornecer energia para mais de 300 residências. Em cerca de 15 anos, todo o projeto terá “se pagado” e continuará produzindo energia elétrica para as futuras gerações.
“Sempre pensei que temos que fazer algo a respeito das emissões de carbono. E esse se tornou meu propósito de vida, fazer algo por meus filhos e pela humanidade no futuro”, disse Dave.
Agua das encostas é aproveitada para gerar energia – Foto: Divulgação
Ao contrário das soluções “residenciais” mais comuns (e sustentáveis), como painéis solares ou até mini turbinas eólicas, a hidroelétrica criada por Dave fornece energia de uma maneira constante e para um grande número de residências.
Tomara que novas iniciativas tão legais quanto esta sejam reproduzidas em outros lugares do mundo!
Valedoitaúnas (R7)