Guriri, em São Mateus, receberá sessão itinerante da Câmara de Vereadores no dia 10 de agosto
29 de julho de 2021Paulo Fundão, vereador e presidente da Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Divulgação
Com a proposta de aproximar, cada vez mais, a Câmara de Vereadores e a população, o Legislativo mateense aprovou na terça-feira (27), a realização de Sessão Ordinária Itinerante no bairro Guriri, confirmada para acontecer às 18h do dia 10 de agosto, na escola Wallace Castello Dutra.
A sessão foi solicitada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Fundão, através do requerimento nº 013/2021, aprovado por unanimidade dos parlamentares.
De acordo com o autor da solicitação, a pandemia impediu o Parlamento de realizar reuniões desta natureza no primeiro semestre deste ano. Esta será a primeira Sessão Itinerante a ser promovida pela nova legislatura da Câmara.
Em sua justificativa, o autor reafirmou a premissa de que esta nova Câmara é a caixa de ressonância da sociedade e fundamentou sua proposta.
“Considerando que o artigo 80, inciso II, do Regimento Interno preceitua que à requerimento de Vereador com aprovação pelo plenário, a última sessão ordinária do mês pode ocorrer em um bairro ou distrito do município, e que estamos no mês de julho – a última sessão já ocorrerá em 27 de julho, sendo que devido a pandemia não foi possível neste ano fazer sessão itinerante, bandeira desta legislatura, com intuito de aproximar o parlamento da sociedade mateense, é extreme de dúvidas que a sessão ordinária solicitada se encaixa como uma luva no desiderato desta augusta Casa de Leis”.
Proximidade com o cidadão
Paulo Fundão frisou que levar os trabalhos do Legislativo à população mateense exprime a vontade popular, que tem voz nessa nova legislatura, exaltando a importância de estar perto das comunidades. “A Sessão Itinerante tem justamente esse propósito, de aproximar sempre mais o Legislativo e a sociedade. É um modelo de reunião que tem a mesma roupagem da sessão ordinária que conduzimos no plenário, segue essa mesma liturgia para que a gente possa mostrar à sociedade como é o nosso cotidiano e desmistificar o trabalho do legislador", afirmou o chefe do Legislativo.
Na oportunidade, os moradores do balneário de Guriri vão acompanhar a votação de projetos, apresentação de indicações, moções e requerimentos, além da Tribuna Livre, um espaço democrático, dedicado ao uso da palavra por membros da sociedade.
Valedoitaúnas