Home - Economia - Governo precisará de aval do Congresso para pagar aposentadorias em...

Governo precisará de aval do Congresso para pagar aposentadorias em 2021

01 de setembro de 2020

Despesas que tem 'pendência' incluem o pagamento de benefícios previdenciários, salários e parte do Bolsa Família

Governo precisará de aval do Congresso para pagar aposentadorias em 2021Governo precisará de aval do Congresso para pagar aposentadorias, salários e parte do Bolsa Família em 2021 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal terá que pedir autorização do Congresso para gastar R$ 453,7 bilhões em 2021. As despesas incluem o pagamento de benefícios previdenciários – como as aposentadorias –, salários e parte do Bolsa Família.

O pedido especial será necessário porque voltará a valer a chamada regra de ouro, que impede que o governo se endivide para pagar despesas correntes, como salários e aposentadorias, a menos que o Congresso permita.

Essa trava foi suspensa neste ano por conta da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A flexibilização, porém, só vale para despesas relacionadas à pandemia. Por isso, parlamentares aprovaram em junho R$ 343 bilhões em recursos extras para despesas como aposentadorias.

Esta é a terceira vez que o governo admite que não conseguirá cumprir a regra de ouro e, por isso, inclui no Orçamento a previsão de que parte dos gastos precisarão de autorização especial. Sem aprovação do Legislativo, o estouro da trava representaria crime de responsabilidade.

No ano que vem, as despesas condicionadas ao aval dos parlamentares representarão 29,9% do total. No Orçamento deste ano, esse percentual era menor, de 23,2%.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner