Home - Mundo - Governo do Irã executa iraniano espião dos Estados Unidos

Governo do Irã executa iraniano espião dos Estados Unidos

15 de julho de 2020

Reza Asgari teria vendido informações sobre mísseis para a CIA

Governo do Irã executa iraniano espião dos Estados UnidosProtesto contra os Estados Unidos é realizado no Irã – Foto: Tasnim News Agency/Vahid Ahmadi

O Irã executou um homem condenado à morte por ter conduzido atividades de espionagem para a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.

Segundo um porta-voz do poder Judiciário, Gholamhossein Esmaili, o iraniano Reza Asgari foi executado na semana passada e trabalhou na divisão aeroespacial do Ministério da Defesa até 2016.

De acordo com a acusação, Asgari vendeu à CIA informações sobre o programa de desenvolvimento de mísseis da república islâmica. "Ele foi identificado, julgado e condenado à morte ", disse o porta-voz.

Outro suposto espião na fila de execução é Mahmoud Mousavi Majd, acusado de passar informações aos EUA e a Israel sobre o general Qassem Soleimani, morto em um bombardeio americano no Iraque em janeiro de 2020.

A espionagem teria sido conduzida até 2018, quando Majd foi preso. Soleimani comandava a Força Quds, unidade especial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, e era o militar mais poderoso do Irã.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner