Home - Política - Governo do Espírito Santo recepciona estudantes da Rede no primeiro...

Governo do Espírito Santo recepciona estudantes da Rede no primeiro dia letivo de 2026

04 de fevereiro de 2026

Governo do Espírito Santo recepciona estudantes da Rede no primeiro dia letivo de 2026Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço participaram, nesta quarta-feira (4), da abertura simbólica do ano letivo de 2026 da Rede Estadual de Ensino. A agenda ocorreu em duas unidades escolares: pela manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, no município da Serra, e, à tarde, na EEEFM João Crisóstomo Belesa, em Cariacica.

A ação marcou o início oficial das aulas e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a ampliação da infraestrutura, a inovação pedagógica e a valorização da educação pública capixaba. Durante a visita, o governador destacou os avanços da Rede Estadual e a importância das políticas educacionais desenvolvidas nos últimos anos, incluindo a distribuição gratuita dos novos uniformes escolares a partir de 2026.

“Começar o ano letivo é sempre um momento de alegria e esperança. Visitar uma escola como esta, moderna, estruturada e preparada para acolher nossos estudantes, mostra que estamos no caminho certo. A educação é o principal instrumento de transformação social e de geração de oportunidades. Temos orgulho de hoje estar entre as melhores redes públicas do Brasil, mas sabemos que ainda há muito a avançar. Seguiremos investindo em infraestrutura, tecnologia, valorização dos profissionais e em políticas que garantam aprendizado e oportunidades para todos os estudantes capixabas”, afirmou Casagrande.
Inaugurada no final do ano passado, a EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão inicia o ano letivo com uma nova configuração, que amplia sua capacidade de atendimento para mais de 2.200 estudantes. A unidade passou por um amplo processo de reforma e ampliação, que incluiu a reconstrução do bloco pedagógico, a implantação de acessibilidade plena, a climatização de todos os ambientes e a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias.
O espaço escolar foi planejado para favorecer o aprendizado e a convivência, reunindo 24 salas de aula, laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática e Informática, biblioteca, sala de artes, auditório com palco e camarins, sala de dança, além de refeitório, cozinha e áreas administrativas e pedagógicas fortalecidas. As áreas de convivência também foram requalificadas, com pátio coberto e espaço externo com grama artificial. No eixo esportivo, a escola conta com quadra poliesportiva, duas mini quadras, vestiários e depósito de materiais.

A infraestrutura de serviços foi ampliada com a implantação de guarita, casa de gás, casa de lixo/serviço e castelo d’água, garantindo mais segurança, organização e autonomia para o funcionamento da unidade. Um dos diferenciais da escola é o Centro Estadual de Idiomas (CEI), com quatro salas exclusivas, que reforçam a formação integral dos estudantes.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o impacto dos investimentos na educação pública e o papel das escolas na formação cidadã e profissional dos estudantes.

“É muito gratificante ver essa energia dos alunos e dos profissionais da educação iniciando mais um ano letivo. Estamos em uma escola emblemática, que exigiu dedicação e superação de desafios para ficar pronta, e que hoje oferece uma estrutura ampla, moderna e equipada para garantir melhores condições de aprendizagem. Começamos a semana com a entrega dos uniformes escolares e com os estudantes em sala de aula. Tenham a certeza de que vamos seguir avançando, com atenção permanente e investimentos. Mais educação significa mais oportunidades. É assim que construímos o Espírito Santo, um estado que tem mostrado que é o Brasil que dá certo”, pontuou.

Em Cariacica, a EEEFM João Crisóstomo Belesa foi reinaugurada no mesmo dia em que as aulas tiveram início, simbolizando um novo ciclo para a comunidade escolar. A unidade atende 701 estudantes, distribuídos em 21 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com oferta de Ensino em Tempo Integral e Ensino Médio regular. A escola encerra o Ensino Fundamental com quatro turmas de 9º ano em tempo integral, no turno da manhã, e inicia o processo de certificação, consolidando avanços pedagógicos importantes.

O ambiente escolar foi qualificado com investimentos em tecnologia e inovação, incluindo 80 tablets, 40 kindles, impressora 3D, instrumentos musicais, três telas interativas em salas de aula e 15 óculos 3D. A unidade dispõe ainda de sala de leitura, sala de educação especial, laboratórios de Matemática e de Biologia/Química, pátio, quadra, paisagismo e nova área de convivência. Um elemento simbólico e educativo está presente nas escadarias da escola, com plotagens que homenageiam mulheres negras do Espírito Santo, iniciativa viabilizada com recursos da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que a abertura do ano letivo de 2026 ocorre em um contexto de expansão das políticas educacionais no Espírito Santo. Para este ano, a Rede Estadual oferta mais de 230 mil vagas, com ampliação da Educação em Tempo Integral e do Programa Escola do Futuro, que fortalece o uso de tecnologias e metodologias inovadoras nas unidades escolares. Outro destaque é a chegada dos novos uniformes escolares, com design atualizado e maior variedade de peças, que começam a ser distribuídos gratuitamente a partir de 2026, beneficiando cerca de 200 mil estudantes.

“Mais do que marcar o retorno às aulas, a abertura simbólica nas duas unidades reafirma o papel da escola como espaço de aprendizagem, convivência e oportunidades. Em ambientes renovados, acessíveis e equipados, estudantes e profissionais da educação iniciam um novo ano letivo com mais estrutura, inovação e perspectivas para o futuro”, afirmou o secretário Vitor de Angelo.



banner
banner