Home - Polícia - Governo do Espírito Santo realiza cerimônia de efetivação de 343...

Governo do Espírito Santo realiza cerimônia de efetivação de 343 novos policiais penais

22 de julho de 2025

Governo do Espírito Santo realiza cerimônia de efetivação de 343 novos policiais penaisFoto: Mateus Fonseca/Governo-ES

Mais 343 novos policiais penais irão compor o quadro operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo. Na noite dessa segunda-feira (21), o Palácio Anchieta, em Vitória, recebeu a cerimônia de exercício coletivo da terceira turma (Charlie) do Curso de Formação de Policial Penal, que agora passa a compor, de forma efetiva, o quadro da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES).

Durante a solenidade, os novos policiais penais receberam os equipamentos necessários para o exercício das funções nas unidades prisionais, iniciando oficialmente sua atuação na missão de manter a ordem e a disciplina no sistema penitenciário capixaba. O evento teve a presença do governador Renato Casagrande; do secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco; além dos novos policiais penais.

“A nossa Polícia Penal é uma instituição nova com pouco mais de um ano de existência, mas quando vemos os resultados obtidos temos plena convicção de que o trabalho não é um mero reflexo do tempo, mas da qualidade. Quando se tem boa gestão, é possível controlar um sistema que não é simples. A profissão policial é uma referência importante para a sociedade, carregando valores positivos. Tenho certeza que vocês escolheram essa carreira por gostarem de ser policiais e isso faz toda a diferença”, afirmou o governador.

O secretário da Justiça falou da importância da chegada dos novos policiais penais. “Essa nova turma com 343 novos policiais só fortalece o compromisso que o Estado tem com a segurança pública e renova o corpo da instituição. Os policiais possuem um papel fundamental para a segurança e o controle dentro das unidades prisionais”, pontuou.

“É uma grande conquista para a Polícia Penal do Espírito Santo. Cada nova turma representa o avanço no fortalecimento das estruturas de segurança nas unidades prisionais e o reconhecimento da importância estratégica da nossa instituição para o sistema de justiça criminal”, completou a diretora-geral da Polícia Penal em exercício, Graciele Sonegheti.

Além da efetivação da nova turma, a cerimônia foi marcada por um momento especial de reconhecimento. Gilsinho Lopes e Júlio Cezar Zordan foram homenageados com a placa “Amigos da Polícia Penal”, honraria concedida a personalidades que contribuem significativamente com o desenvolvimento e valorização da instituição.

A chegada da turma Charlie reforça o compromisso do Espírito Santo com uma política de segurança pública moderna, eficiente e comprometida com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da proteção da sociedade.



banner
banner