Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de contratos de cobradores
17 de julho de 2020Foto: Divulgação
O Governo do Espírito Santo prorrogou, por mais dois meses, a portaria que suspende o contrato de trabalho dos cobradores do Sistema Transcol. A medida foi publicada quarta-feira (15) e adotada após a publicação do Decreto Federal n° 10.422, de 13 de julho de 2020, que prorroga os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada, de salário, de suspensão temporária do contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei nº 14.020, de 6 de julho de 2020.
Os cobradores foram afastados no dia 17 de maio, quando o Sistema Transcol deixou de receber a tarifa em dinheiro e passou a utilizar apenas os cartões, como forma de diminuir as possibilidades de contágio do novo Coronavírus (Covid-19). A medida também visa a preservar o emprego dentro do sistema. Mesmo afastados das funções estes trabalhadores receberão o salário de maneira integral.
O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão:
- Reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa);
- Reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros;
- Afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais;
- Retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação;
- Superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação;
- Recomendação para que os passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis;
- Marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro;
- Distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema;
- Distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.
Valedoitaúnas