Home - Economia - Governo do Espírito Santo participa de testes de plataforma federal...

Governo do Espírito Santo participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

14 de março de 2026

Governo do Espírito Santo participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolarFoto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Educação (Sedu), participou, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de uma reunião de testes da plataforma Contrata+Brasil. 

O encontro, que aconteceu na sede da Seger, em Vitória, teve como objetivo validar módulos do sistema voltados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Durante a reunião, equipes técnicas realizaram simulações e verificaram funcionalidades da plataforma antes de sua implementação em larga escala.

A ferramenta integra o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e busca modernizar e simplificar processos de compras públicas relacionados ao PNAE, ampliando a transparência e a participação de fornecedores, especialmente da agricultura familiar. 

Criado em 1955, o PNAE garante alimentação escolar e promove ações de educação alimentar e nutricional para estudantes da rede pública de ensino, da educação infantil ao ensino médio.

No Espírito Santo, o programa atende 374 escolas da rede estadual e beneficia cerca de 180,7 mil estudantes. Atualmente, 27 cooperativas e associações da agricultura familiar participam do fornecimento de alimentos. O volume de recursos destinados à compra desses produtos soma R$ 40,7 milhões.

Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, iniciativas que modernizam os processos de contratação contribuem para tornar mais eficiente a execução do programa e fortalecer a política de alimentação escolar nas unidades da Rede Estadual de Ensino. “Ferramentas que simplificam as compras públicas ajudam a garantir mais agilidade, transparência e segurança aos processos, além de ampliar as oportunidades para a agricultura familiar, que tem papel fundamental no fornecimento de alimentos de qualidade para os estudantes”, destacou.

“A participação do Estado nos testes contribui para aprimorar a ferramenta antes de sua utilização mais ampla pelos entes públicos”, reforçou o subsecretário de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro.



banner
banner