Home - Política - Governo do Espírito Santo lança edital para ampliar operação do...

Governo do Espírito Santo lança edital para ampliar operação do Aquaviário

06 de maio de 2025

Governo do Espírito Santo lança edital para ampliar operação do AquaviárioFoto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (6), a publicação do edital para ampliar o serviço do Aquaviário. O novo contrato prevê a ampliação da operação do sistema, que passará a contar com oito embarcações – sendo seis em operação e duas em reserva — todas equipadas com ar-condicionado, bicicletário, Wi-Fi, banheiro e acessibilidade. Essa ampliação permitirá, além da operação em novas estações, a criação de uma nova linha e estação de atendimento na região de São Pedro, em Vitória, com conexão à Rodoviária da Capital.

A novidade representa mais um passo na integração entre modais e no fortalecimento da mobilidade urbana na Grande Vitória. Além disso, o edital também permite a ampliação dos horários de funcionamento do sistema, que foi retomado pelo Governo do Estado em 2023, após mais de duas décadas inativo.

“Quando voltamos ao Governo, em 2019, iniciamos o trabalho para implantação do Aquaviário. Em 2023, reativamos o serviço e agora seguimos avançando. O Aquaviário vai ser importante para a região de São Pedro, Ilha das Caieiras, Vila Rubim e o Centro de Vitória. Sabemos que não alcança a todas as pessoas, mas atende uma fatia da população. Hoje transportamos aproximadamente duas mil pessoas e vamos praticamente dobrar esse número. Além disso, o Aquaviário também é um ativo turístico, acessível para o cidadão e que permite ver as cidades em uma nova perspectiva, pelo mar”, afirmou o governador.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) também vai lançar até o mês de julho a licitação para a construção de duas novas estações: uma na região da Praça Pio XII, no Centro de Vitória, e outra no antigo Terminal Dom Bosco, também na Capital. Assim como as demais, elas contarão com cadeiras para espera, flutuante, passarela e acessibilidade total.

“O Aquaviário tem sido uma experiência muito positiva. A ampliação do sistema atende ao seu grande potencial, com novas estações, inclusive na região de São Pedro, e por isso vamos focar agora na sua expansão. Estamos conectando mais pessoas e mais territórios, com integração, segurança e conforto”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Retomado pelo Governo do Estado em 2023 após mais um hiato de duas décadas, o sistema Aquaviário já conta com três estações em funcionamento e uma quarta em obras, na região da Rodoviária de Vitória. Integrado ao sistema Transcol por meio do Cartão GV, o serviço tem recebido avaliações positivas dos usuários e segue em expansão, aproveitando todo o potencial da navegação pela Baía de Vitória.



banner
banner