Home - Política - Governo do Espírito Santo autoriza obra de calçamento rural na...

Governo do Espírito Santo autoriza obra de calçamento rural na Serra

21 de novembro de 2023

Governo do Espírito Santo autoriza obra de calçamento rural na SerraFoto: Dayana Souza

Para melhorar o acesso às áreas rurais do município de Serra, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), deu a Ordem de Serviço para pavimentação da BR-101 (Belvedere) ao Contorno do Mestre Álvaro (Muribeca, Aroaba). O valor do investimento é de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

A realização da obra de pavimentação da BR-101 (Belvedere) ao Contorno do Mestre Álvaro (Muribeca, Aroaba) vai facilitar o escoamento de toda a produção agrícola da região e dinamizar o agroturismo, beneficiando diretamente os bairros Belvedere e Divinópolis e as localidades de Muribeca, Aroaba, Itaiobaia e Calogi.

As intervenções que serão realizadas contemplam uma extensão de 1.712,66 m e para a realização da pavimentação serão investidos mais de R$ 1,1 milhão pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, responsável pelo assentamento dos blocos.

Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, comentou que o Governo do Estado vai continuar a investir em obras de infraestrutura rural.  “Nós temos o compromisso de levar mais qualidade de vida ao homem do campo. As atividades desenvolvidas pela agricultura familiar têm forte representatividade na geração de emprego e renda, no desenvolvimento econômico local e regional. A obra de infraestrutura rural vai garantir mais mobilidade e segurança, facilitando os acessos para o escoamento da produção agrícola, impulsionando o agroturismo e levando mais qualidade de vida para as famílias rurais”, ressaltou Bergoli.

As atividades econômicas rurais do município de Serra concentram-se em seu setor agropecuário, com destaque para as agroindústrias familiares. Os roteiros de agroturismo são uma atração a mais e podemos destacar: Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca, Putiri e Nova Almeida. Produtos da roça, pesque e pague, artesanato, hospedagem, trilhas, são algumas atrações desses locais.

O prefeito da Cidade, Sérgio Vidigal, destacou a importância do investimento para o município. “Essa é uma obra muito importante para a região. Quando investimos em mobilidade urbana estamos também investindo na qualidade de vida dos moradores da região, proporcionando vias mais seguras e melhor trafegabilidade nas áreas com maior densidade da agricultura familiar na Serra”, pontuou Vidigal.

Dada a ordem de serviço a previsão é de que a obra seja entregue à população em um prazo de 360 dias.

Caminhos do Campo

Caminhos do Campo é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo do Programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, além de desenvolver o agroturismo.



banner
banner