Home - Geral - Governo do Espírito Santo amplia número de leitos de enfermaria...

Governo do Espírito Santo amplia número de leitos de enfermaria em hospitais na Grande Vitória

26 de março de 2021

Estado amplia número de leitos de enfermaria em hospitais na Grande VitóriaCasagrande destacou que o Governo do Estado está disponibilizando leitos UTI e de enfermaria necessários para o atendimento aos pacientes com Covid-19 – Foto: Hélio Filho/Secom

Visando o combate a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19 no Espírito Santo, o Governo do Estado segue trabalhando na ampliação do número de leitos disponíveis na rede de saúde. Nesta sexta-feira (26), o governador Renato Casagrande anunciou a abertura de mais 16 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, e nove leitos clínicos de retaguarda no Centro Multidisciplinar de Desospitalização (MedHospice), ambos na Serra. A expansão é mais uma ação do Programa Estadual “Leitos para Todos”, com investimento de R$ 593 mil.

“Estamos abrindo nove leitos de retaguarda no MedHospice, na Serra, para que possamos aliviar os demais hospitais que tratam pacientes da Covid-19. Até agora, o Governo do Espírito Santo está conseguindo atender a todos com os leitos de UTI e enfermaria. Aqui no Hospital Dr. Jayme Santos Neves são 16 novos leitos de enfermaria Covid, que passa a contar com 56 leitos de enfermaria e 258 de UTI Covid. São mais de 300 leitos somente no Jayme, que é nosso hospital de referência e um dos maiores do País no tratamento da doença”, afirmou o governador.

Casagrande também anunciou que o Hospital Materno Infantil da Serra deve começar a atender pacientes com Covid-19 a partir do próximo dia 7 de abril, disponibilizando inicialmente leitos de enfermaria. A unidade construída pelo município e que teve a gestão transferida para o Governo do Estado está passando por reformas e aprimoramento na parte tecnológica.

Mesmo com a expansão do número de leitos, o governador reforçou o pedido à população que respeitem a quarentena instituída pelo Governo do Estado, que visa o enfrentamento da pandemia no Espírito Santo. “O número de pessoas que está demandando o sistema de saúde é muito grande e a gente está acelerando a abertura de leitos, mas não é um trabalho fácil. Além disso, já começamos a sentir a dificuldade de encontrar medicamentos, equipamentos e profissionais de saúde. Por isso, é preciso que todos compreendam a importância de diminuir a interação entre as pessoas neste momento”, pontuou Casagrande.

Estado amplia número de leitos de enfermaria em hospitais na Grande VitóriaO Hospital Dr. Jayme Santos Neves é um dos maiores do País no tratamento da doença – Foto: Hélio Filho/Secom

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o Governo do Estado fez a reforma e preparação do ambiente, com adequação estrutural para os leitos de enfermaria, realizada em menos de uma semana, como forma de garantir a oferta de mais leitos à população capixaba. Já os leitos disponibilizados à população na MedHospice foram contratualizados com o objetivo de garantir o cuidado e assistência ao paciente que demanda um leito clínico para atendimentos crônicos, não relacionados ao novo Coronavírus.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, destacou que as novas entregas são muito importantes para a garantia do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Hospital Jayme é um dos maiores do Brasil. No ano passado modificamos o perfil para o enfrentamento da pandemia e hoje temos disponível à sociedade capixaba 314 leitos exclusivos para a Covid-19. Contudo, a expansão de leitos realizada pelo Governo do Estado visa também a leitos não Covid-19, como forma de garantir o acesso ao tratamento integral de todos os pacientes”, completou.

Estado amplia número de leitos de enfermaria em hospitais na Grande VitóriaHospital Dr. Jayme Santos Neves passa a contar com 56 leitos de enfermaria e 258 de UTI Covid-19 – Foto: Hélio Filho/Secom

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares.

Valedoitaúnas



banner
banner