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Governo do ES lança portal que reúne informações de todos serviços públicos ofertados à população

15 de setembro de 2021

Chamado em português de tubarão-áspero-angular (Oxynotus centrina), ele é realmente apelidado de tubarão porco em alguns portos por fazer um ruído semelhante ao rosnado de um porco ao ser retirado das águas  1 Tubarão-áspero-angular (Oxynotus centrina) encontrado no Mar Mediterrâneo, próximo à ilha de Elba – Foto: Reprodução/Facebook/Isola d'Elba App Fotos de um tubarão com “cara de porco” chamaram atenção ao serem divulgadas por oficiais da marinha da Itália que atuam na região da ilha de Elba há alguns dias. Eles encontraram o animal boiando, já morto, e o retiraram do Mar Mediterrâneo. A aparência estranha, porém, é de um animal conhecido. Chamado em português de tubarão-áspero-angular (Oxynotus centrina), ele é realmente apelidado de tubarão porco em alguns portos por fazer um ruído semelhante ao rosnado de um porco ao ser retirado das águas.  2 Tubarão-áspero-angular (Oxynotus centrina) encontrado no Mar Mediterrâneo, próximo à ilha de Elba – Foto: Reprodução/Facebook/Isola d'Elba App A espécie está na lista de vulneráveis porque vive em regiões onde há muita pesca, e acaba sendo vítima acidental da atividade. Ele tem o corpo pequeno e largo, mas é sua cabeça que realmente se destaca, com aparência bem diferente dos tubarões mais conhecidos. O tubarão-áspero-angular pode ser encontrado em quase toda a costa do Mediterrâneo e na costa Oeste da África, além de algumas áreas da Europa. Valedoitaúnas (G1)Governador Renato Casagrande durante lançamento do novo portal eletrônico do Governo do Estado – Foto: Divulgação

Reunir, em um só local, as informações sobre todos os serviços ofertados pelos órgãos públicos do Governo do Estado, tornando o acesso mais simples, ágil e fácil. Essa é a proposta do Conecta Cidadão, que pode ser acessado no endereço http://conectacidadao.es.gov.br. O novo portal eletrônico foi lançado, nesta quarta-feira (15), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, junto ao secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, durante evento on-line.

A página conta com orientações sobre mais de 500 serviços, que são classificados em digitais, parcialmente digitais e presenciais. Para facilitar a busca, os serviços também são categorizados por público-alvo (cidadão, empresa e produtor rural), órgão prestador (Detran|ES, Procon-ES, PMES, Sedu etc.) e por área (Habitação, Água e Saneamento, Documentos, Trabalho e Emprego, Cultura, entre outras).

Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido: o que é, quem pode utilizar, pré-requisitos de solicitação, etapas de realização, documentos necessários, formas de acesso alternativas, valor, prazos estimados e formulários. No rodapé de cada serviço, é possível ainda avaliar se as orientações foram úteis, contribuindo para o aperfeiçoamento do canal.

Em sua fala, Casagrande lembrou que o Governo do Estado obteve importantes avanços tecnológicos nos últimos anos. “Demos um passo importante na segurança pública com a implantação da Central de Teleflagrante, permitindo ao policial civil estar mais focado na investigação, que é sua função primordial. Ontem [terça-feira, 14] realizamos uma formatura do Qualificar ES que, mesmo durante a pandemia, continuou a oferecer cursos online. Ao todo, já formamos mais de 300 mil pessoas neste Programa. Ainda na pandemia, o Detran não parou em nenhum momento, com serviços totalmente on-line”, afirmou.

O governador prosseguiu: “Nada acontece por acaso. Somente conseguimos esses resultados, pois estamos trabalhando e agora estamos dando mais um passo com o Conecta Cidadão, que será muito importante para todos os capixabas. Hoje, 53% dos serviços ofertados pelo Governo do Estado podem ser acessados pelo cidadão onde ele estiver. Vamos aumentar e transformar todos os serviços que puderem para ser acionados de forma virtual”.

Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, o Conecta Cidadão é um facilitador para quem busca os serviços do Estado. “O objetivo do portal é apresentar toda a gama de serviços do Governo e indicar, de forma clara e objetiva, o passo a passo necessário para realizá-los. O cidadão não precisará mais entrar nos sites de cada secretaria para procurar essas informações. Tudo o que ele precisa saber estará presente em um só endereço”, destacou.

Valedoitaúnas



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