Governo do ES, ES Gás e TAG firmam compromisso para viabilizar a implantação de novos pontos de saída de gás
29 de agosto de 2025Projetos fazem parte das iniciativas mapeadas no contexto do Parklog do Governo do Espírito Santo e possuem investimentos estimados em R$ 200 milhões contribuindo para fortalecer a infraestrutura energética e logística do Estado
Assinatura TAG ES Gás – Foto: @helioqfilho
O Governo do Espírito Santo, a ES Gás e a Transportadora Associada de Gás – TAG assinaram nesta última segunda-feira (25), o termo de compromisso para desenvolvimento dos projetos de construção de dois pontos de saída (PS) de gás natural nos municípios de Serra e Aracruz. As iniciativas fazem parte do Parklog/ES, um programa estruturante voltado ao desenvolvimento logístico, industrial e portuário de dez municípios capixabas, e viabilizarão a ampliação da oferta de gás natural canalizado, marcando um novo avanço na infraestrutura energética do Estado.
O programa prevê, também, a expansão de redes de distribuição para atender indústrias, portos e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O investimento estimado do programa para a infraestrutura de gás é de aproximadamente R$ 200 milhões, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a modernização da infraestrutura energética.
“Para nós, ter uma maior oferta de gás, atendendo tanto as empresas já instaladas quanto as que se instalarão no Estado, é fundamental para nosso plano de desenvolvimento regional. O Espírito Santo tem se destacado pela política de incentivos, pela logística, pela segurança e com uma maior oferta de gás, teremos capacidade de atender a todos que precisam. E consequentemente vamos gerar mais emprego e renda para os capixabas”, comenta o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Os investimentos são fundamentais para ampliar a rede de gás natural na região portuária e industrial, beneficiando diretamente novas indústrias, empreendimentos já instalados e o polo industrial de Aracruz, incluindo a sede do município, assim como potencializar a instalação de projetos termelétricos na região. A expectativa é ampliar a capacidade de distribuição de gás natural em 800 mil m³ por dia.
“O gás natural é um vetor essencial para a industrialização de baixo carbono, especialmente no Espírito Santo, que tem se destacado como referência nacional em transição energética. A ES Gás tem atuado de forma estratégica para ampliar a oferta e garantir que mais indústrias e consumidores tenham acesso a esse energético mais limpo e competitivo. A região do Parklog, em especial, possui grande potencial para atração de novos empreendimentos e a presença de uma infraestrutura robusta de distribuição será decisiva para viabilizar esses investimentos e acelerar o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirma Fábio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
Além de impulsionar a industrialização, o Parklog/ES também tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do polo logístico regional. A ampliação da rede de gás natural permitirá a instalação de novos pontos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), viabilizando a conversão de frotas pesadas e promovendo a descarbonização do transporte de cargas e passageiros.
“Esses são investimentos coordenados e eficientes, que fortalecem a integração regional entre agentes do setor e impulsionam o desenvolvimento da infraestrutura energética nacional. A rede de transporte de gás tem papel estratégico na viabilização de acesso a um mercado de múltiplas ofertas de gás disponíveis no Brasil, garantindo a segurança energética e contribuindo para uma transição eficiente. São opções seguras, ofertadas de forma competitiva, e capazes de garantir melhores custos, maior confiabilidade, além da descarbonização de setores da indústria e transporte que ainda utilizam fontes mais poluentes, como o carvão e o diesel. Celebramos esse reconhecimento do Governo do Estado e da ES Gás, que veem a TAG como um elo estratégico para a ampliar a disponibilidade do insumo na região”, destaca Luisa Franca, diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios da TAG, empresa à frente do investimento nos dois pontos de saída de gás no Estado.
Os projetos anunciados fazem parte das entregas previstas no Programa ES Mais+Gás, lançado em agosto de 2024 pelo Governo do Estado. O programa tem como missão transformar o Espírito Santo em um hub de gás de alta competitividade, promovendo a atração de investimentos e desenvolvimento econômico sustentável.
“No mesmo dia que lançamos o Parklog ES já confirmamos mais uma entrega do ES Mais+Gás. Planejamento, organização e investimentos em sintonia, expansão da oferta e do consumo de gás natural estado. O empreendedor que já está instalado ou avalia investir na região tem a segurança que terá à disposição uma ótima infraestrutura e apoio qualificado para desenvolver sua atividade e gerar oportunidades. Transição energética, sustentabilidade e desenvolvimento caminhando com eficiência”, afirma Ricardo Ferraço, Vice-governador do Espírito Santo.