Home - Política - Governadores debatem reforma tributária no segundo dia de encontro do...

Governadores debatem reforma tributária no segundo dia de encontro do Cosud

03 de março de 2023

Governadores debatem reforma tributária no segundo dia de encontro do CosudFoto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta sexta-feira (3), de uma conferência sobre reforma tributária, no segundo dia de programação da 7ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece no Rio de Janeiro (RJ). O debate teve a participação dos governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Jorginho Mello (Santa Catarina).

Em sua fala, o capixaba destacou a importância da discussão do tema que é debatido há muitos anos, ainda sem uma solução. “Quando fui deputado federal [entre 2003 e 2006], tivemos bons debates e aprovamos o Super Simples, que era um sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas. Foi um passo importante, mas ainda estamos discutindo a reforma tributária. Nisso fazemos uma crítica ao Governo Federal, pois todas as mudanças ao longo deste tempo beneficiaram mais o caixa da União”, disse.

Casagrande lembrou ainda que a reforma é uma demanda da sociedade, visando uma mudança de sistema: do atual regressivo para o progressivo, em que a cobrança respeita a capacidade contributiva das pessoas. “Ou seja, quem ganha mais pode contribuir mais para o desenvolvimento das políticas públicas no País. Todos nós temos a noção clara de que a votação de mudança no nosso sistema tributário é uma necessidade e que este possa trabalhar contra as diferenças que temos”, pontuou.

“O Espírito Santo é pequeno em população, tem menor poder de consumo, mas somos um estado produtor. A partir disso, fomos nos adequando a esse sistema caótico que temos. Esse debate não pode aprofundar as desigualdades regionais. É preciso ter um fundo que combata essa desigualdade de forma efetiva. Esse fundo vai dar sustentação à reforma, dando o apoio político necessário para sua aprovação”, continuou Casagrande.

O governador capixaba também acredita que um novo sistema tributário resultará em um maior dinamismo econômico e que ao longo do tempo será possível amenizar os efeitos nos estados que eventualmente sofrerem perdas de receitas em um primeiro momento. “Todo mundo é favorável à reforma tributária, mas ninguém quer mexer na sua realidade”, enfatizou.

Mais agendas

Durante a tarde desta sexta-feira, os governadores presentes se reuniram com o presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro. Nesta agenda, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, se juntou ao grupo. Em seguida, os chefes dos Executivos estaduais se reuniram com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com os presidentes das Federações das Indústrias dos Estados.

Além dessa agenda, os secretários de Estado e diretores-presidentes de autarquias que integram a comitiva capixaba participaram de grupos de trabalho que debatem temas específicos de cada área, além da troca de experiências exitosas. Os grupos de trabalho desta edição, são: Previdência Social, Fazenda, Meio Ambiente, Agricultura, Governança e Controle Interno, Mulheres e Cidadania, Cultura, Governo Digital e Desburocratização, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Habitação, Saúde, Defesa Civil, Educação, Inovação e Tecnologia, Segurança Pública, Esporte, Logística e Transporte e Turismo.

No terceiro e último dia do Cosud no Rio de Janeiro, está programada uma conferência sobre o tema “Pacto Federativo” com as participações do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). Os governadores farão apresentação da Carta do Rio de Janeiro, seguida de coletiva de imprensa.



banner
banner