Governadores cancelam agenda no Cosud no ES e lamentam queda de avião em Vinhedo
09 de agosto de 2024Participam do evento os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de Renato Casagrande
Foto: Reprodução
A tragédia com a queda de um avião com 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), fez as agendas dos governados presentes no 11º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece esta semana em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, serem canceladas no início da tarde.
A decisão foi anunciada pelo governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), através de um vídeo e postagem nas redes sociais.
Participam do evento, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello, de Santa Catarina (PL), Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, além de Casagrande.
Tarcísio e Ratinho Júnior retornaram para seus estados e os demais governadores, apesar da consternação, decidiram manter a solenidade deste sábado, às 10h, com a leitura da Carta de Pedra Azul e com a coletiva de imprensa após o evento.
Os governadores gravaram um vídeo se solidarizando com a tragédia.
"Em solidariedade às vítimas do acidente com o avião que seguia do Paraná para São Paulo nesta tarde, estamos encerrando a agenda dos governadores no 11° COSUD, que seguirá apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas as vítimas dessa tragédia".
O 11º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) teve início nesta quarta-feira (8) no Natureza Eco Lodge, tendo as dívidas dos estados e a segurança pública como principais temas a serem debatidos até sábado (10).
(Fonte: Folha Vitória)