Governador visita locais afetados pelas chuvas na região sul
18 de janeiro de 2020Governador Renato Casagrande com equipe da Defesa Civil – Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no município de Iconha, neste sábado (18), onde acompanha o trabalho das equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros na assistência às pessoas atingidas pelas fortes chuvas na região sul do Espírito Santo. Casagrande afirmou que o Governo do Estado vai dar apoio tanto ao município quanto as pessoas afetadas.
“No primeiro momento vamos dar suporte a quem precisa de abrigo. Vamos ofertar água potável, alimento, materiais de higiene pessoal, colchões e medicamentos. Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados”, disse.
Casagrande prosseguiu: “Iconha é um cenário de guerra. Todo comércio destruído, muitas casas destruídas, ruas laterais também destruídas. Posteriormente, vamos ajudar a cidade a reconstruir as ruas que foram destruídas e as pessoas afetadas terão uma linha de financiamento pelo Banestes para que possam reconstruir suas casas e seus negócios. Neste momento estamos com máquinas ajudando na limpeza e dando suporte a quem teve que abandonar suas residências”.
A Defesa Civil Estadual está no município desde a noite de sexta-feira (17), quando as fortes chuvas atingiram a cidade e a região. Ainda na noite de sexta, o governador acompanhou a situação por telefone com a Defesa Civil. Neste sábado, antes das 8h, o governador chegou ao município.
Pela manhã foi realizada uma reunião com a participação do governador; do prefeito de Iconha, João Paganini; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira; do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel André Có; da Defesa Civil municipal; além de representantes de Secretarias estaduais e municipais. Na reunião, foi criado um comitê de crise, onde um levantamento dos estragos começou a ser realizado. Um posto médico foi instalado no local, já que o hospital do município foi atingido pelas chuvas.
Cenário de destruição
O rio Iconha subiu mais de quatro metros, chegando até ao segundo andar de alguns imóveis, isolou comunidades, e destruiu restaurantes, bares, lojas comerciais e agências bancárias, deixando prejuízos e um rastro de destruição, principalmente no Centro da cidade.
Agora à tarde, o governador Casagrande seguiu para o município de Alfredo Chaves, que foi também bastante atingido pelas chuvas.
Centro da cidade invadida pelo rio Iconha – Foto: Reprodução Twitter PRF-ES
Valedoitaunas