Home - Geral - Governador do Espírito Santo abre Reunião Nacional das Imprensas Oficiais...

Governador do Espírito Santo abre Reunião Nacional das Imprensas Oficiais

01 de novembro de 2025

Governador do Espírito Santo abre Reunião Nacional das Imprensas OficiaisFoto:  Letícia E. Mello

O Espírito Santo deu início, nesta quinta-feira (30), à 72ª Reunião Nacional da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), que reúne gestores e especialistas de todo o País para discutir os rumos da comunicação pública em um cenário de transformação digital. Com o tema "Conectando pessoas, Cultura e Sustentabilidade", o evento segue até sábado (1º), no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

A abertura do encontro contou com o governador do Estado, Renato Casagrande, que foi recebido pela diretora-geral da Imprensa Oficial do Espírito Santo, Sandra Shirley de Almeida, anfitriã do encontro, e pelo presidente da ABIO e diretor da Imprensa Oficial do Pará, Jorge Panzera. A cerimônia também contou com a participação do Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, e do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou o papel das imprensas oficiais na consolidação da transparência e na garantia do acesso à informação pública. “Vivemos em tempos em que a comunicação precisa ser não apenas eficiente, mas também confiável. As imprensas oficiais têm um papel essencial nesse processo, porque são a base da credibilidade do Estado”, afirmou.

A diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley, ressaltou que o encontro representa um espaço de cooperação entre instituições que compartilham o mesmo desafio: modernizar-se sem abrir mão da missão pública. “As imprensas oficiais unem tradição e inovação. Preservamos a história, mas também nos reinventamos para atender às novas demandas da sociedade digital”, disse.

A programação do primeiro dia teve como destaque a palestra de abertura do doutor em Educação e especialista em inovação, Guto Niche, que abordou as transformações tecnológicas e seus impactos na comunicação pública. O palestrante provocou reflexões sobre o papel das instituições públicas na era da inteligência artificial e sobre a necessidade de desenvolver políticas de informação centradas no cidadão. “Precisamos provocar nas pessoas, especialmente nos jovens, o interesse pela história, pelo que é produzido pela inteligência humana. Sem isso, viveremos à mercê de uma tecnologia sem o uso apropriado”, pontuou.

Panorama das Imprensas Oficiais

Outro destaque foi a palestra da assessora jurídica do DIO/ES, Liliane do Nascimento, que apresentou um estudo sobre a atual situação das imprensas oficiais do País, especialmente em relação às constantes mudanças na legislação. “As alterações nas legislações acabam dificultando o trabalho das imprensas oficiais, pois trazem instabilidade para a atuação das instituições”, explicou.

Apresentação Cultural

A cerimônia de abertura contou com a apresentação do Coral “Vozes que Inspiram”, uma iniciativa da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) em parceria com a União de Cegos Dom Pedro II, de Vila Velha, e patrocínio da Fourtrust Consultoria. A performance emocionou o público e simbolizou o espírito de inclusão que vai nortear o encontro das imprensas oficiais.



banner
banner