Home - Política - Governador do ES, Renato Casagrande, participa do encerramento da 8ª...

Governador do ES, Renato Casagrande, participa do encerramento da 8ª edição do Cosud, em São Paulo

03 de junho de 2023

Governador do ES, Renato Casagrande, participa do encerramento da 8ª edição do Cosud, em São PauloFoto: Hélio Filho/Secom

Os governadores do Sul e Sudeste encerraram a 8ª edição do Cosud, em Minas Gerais, na manhã deste sábado (3), com a divulgação da Carta de Belo Horizonte, com foco nas ações de geração de emprego e renda, tema do encontro.

Durante os dois dias de evento, governadores e secretários de Estado, discutiram temas relevantes em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, planejamento, governo digital, cultura, e desenvolvimento econômico e social. Além disso, os governadores defenderam uma Reforma Tributária que garanta a simplificação e respeite o federalismo, destacando a importância da preservação da autonomia de estados e municípios.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu discurso de encerramento, reiterou o compromisso com a responsabilidade fiscal, a estabilidade e a previsibilidade, destacando que a união entre os poderes governamentais é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável dos estados.

"O Espírito Santo é o menor Estado em população do Cosud, mas com muito potencial e características positivas. Podemos juntos, com troca de experiências, ajudar o país a ser menos desigual. Queremos que o Cosud gere oportunidades para este país, fortalecendo nossos Estados. Os governadores ganharam muito protagonismo nos últimos anos e isso exige muito equilíbrio", disse.

Na ocasião, Casagrande destacou ains as oportunidades do país na geração de energia limpa e promoção do desenvolvimento sustentável: "O Brasil tem a oportunidade de ser o maior protagonista no debate da energia. O Brasil já é um fornecedor extraordinário de alimento e agora há uma expectativa mundial de que o Brasil amplie muito sua produção de alimentos. Mas o mundo precisa de energia, e energia limpa, e o Brasil é o país com maior potencial de fornecer energia para o mundo. Então assim nós estamos vivendo o maior momento de maior oportunidade pra esse país e também de grande oportunidade pros nossos estados das regiões Sul e Sudeste".

O encontro também definiu a formalização do Cosud. Cada governador enviará o mesmo Projeto de Lei de formalização do Consórcio para suas respectivas Assembleias Legislativas. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, foi eleito primeiro presidente do Consórcio. O mandato será de um ano, porém, como o Cosud ainda não foi formalizado, Ratinho Júnior ficará na presidência do Consórcio até o fim de 2024. Também ficou definida a regra de que o presidente e o vice-presidente do Consórcio devem ser de regiões diferentes.

A 9ª edição do Cosud será sediada em São Paulo, em 90 dias.

Leia a Carta de Belo Horizonte: clique aqui.



banner
banner