Home - Política - Governador do ES participa da abertura do principal evento da...

Governador do ES participa da abertura do principal evento da TI pública no Brasil

09 de dezembro de 2021

Governador participa da abertura do principal evento da TI pública no BrasilCasagrande destacou a importância da tecnologia, o que possibilitou colocar o ES na liderança da transparência dos recursos do Covid-19 – Foto: Hélio Filho/Secom

A abertura do 49º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Gestão Pública (Secop), aconteceu na noite dessa quarta-feira (8), no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. Participaram o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho; e outras autoridades.

O governador destacou a importância da tecnologia para superar os desafios impostos pela pandemia e como o avanço tecnológico contribuiu para a Administração Pública manter as atividades, inclusive, os serviços que não são considerados essenciais.

“É o primeiro grande encontro depois de praticamente dois anos. Tem um ditado que diz: 'não se formam grandes generais se não enfrentarmos guerras’. Nesse momento desafiador de pandemia, semelhante a um período de guerra, temos aqui vários generais que não deixaram os serviços pararem por meio da tecnologia. Pela tecnologia, conseguimos transformar o Espírito Santo em líder na transparência dos recursos do Covid-19”, lembrou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quantas reuniões, ordens de serviço, pronunciamentos que realizamos durante a pandemia pela tecnologia. Às vezes, me pego às 23h assinando processo de forma virtual. Nesse mundo digital, não temos dia, nem hora para trabalhar. Conseguimos avançar com o uso da tecnologia para o cidadão. Uma prova é o Conecta Cidadão, pelo qual ofertamos 534 serviços aos capixabas”.

Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, o País tem avançado em soluções tecnológicas que estão sendo usadas pela União, como a identidade digital e a prova de vida digital. “São inovações que podem ser usadas por Municípios e Estados. Felizmente, estamos no caminho certo, tanto que o Brasil está em 7º lugar no ranking do Banco Mundial, que analisa as ações de governo digital e de transformação digital na Administração Pública”, afirmou.

O esforço em superar os desafios para realizar o Secop neste ano, em Vitória, foi um dos pontos destacados por Tasso Lugon, que ocupou a presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) até o dia 8 deste mês.

Atualmente no cargo de diretor de Tecnologia da Informação do Banestes, Lugon destacou o investimento do Governo do Estado em infraestrutura e tecnologia para oferecer um melhor serviço ao cidadão. “Com o apoio de todas as organizações públicas, vamos construir um Estado mais digital e uma sociedade mais inteligente. Precisamos integrar sistemas e pensar em novas soluções para a transformação digital ser vivenciada pela população”, enfatizou.

Governador participa da abertura do principal evento da TI pública no BrasilO 49º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação foi realizado na noite dessa quarta-feira (8), no Centro de Convenções de Vitória, ES – Foto: Hélio Filho/Secom

Estado Digital

Organizado pela Abep-TIC, com o apoio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o Secop tem como tema “O Estado Digital para o Cidadão”.

A primeira palestra foi ministrada pelo historiador e professor Leandro Karnal, que abordou o tema “Planejamento e estratégia para um novo tempo: O futuro começa hoje”. Na avaliação do palestrante, o maior valor é a vida, porque ele é a base para os demais. Ele também salientou que o Estado deve ser mais atuante nos setores em que é essencial, como saúde, saneamento, segurança, entre outros.

Para Karnal, a pandemia é uma prova de que prever o futuro não é viável. “Não sabemos como será a nossa vida nos próximos anos. Por outro lado, devemos nos preparar para novos cenários, buscando sempre aprender novas habilidades. O mundo e setores, como a TI e a Medicina, mudam com extrema rapidez, exigindo dos profissionais uma grande capacidade de adaptação”, acrescentou.

O historiador também mencionou que o protagonismo é a capacidade de propor soluções para a sociedade. “É preciso compreender e estar inserido na realidade do cidadão. Assim, o Poder Público tem mais condições de implantar mudanças para aperfeiçoar os serviços públicos de forma consistente”, pontuou.

Premiação

Na abertura do Secop, também foi divulgado o vencedor da 19ª edição do Prêmio e-Gov. O primeiro lugar ficou com o projeto “RS.GOV.BR – Plataforma Unificada de Serviços do Estado do RS”, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

Com 56 trabalhos inscritos na edição deste ano, o Prêmio e-Gov tem como objetivo reconhecer os projetos e trabalhos de governo eletrônico criados com a intenção de digitalizar e melhorar o serviço público.

Com atividades até esta sexta-feira (10), o Secop conta com a participação de 500 congressistas. Além disso, tem uma programação com 96 campfires divididos em 8 hubs temáticos, 35 palestras e quatro painéis.

Para manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19, o evento exige a adoção e o reforço das boas práticas e de higienização, bem como a garantia das condutas adequadas de higiene pessoal. Os participantes são obrigados a usar máscara em todos os ambientes e a apresentar o comprovante de vacinação. Outro cuidado adotado é a medição de temperatura em todos que acompanham as atividades do Secop.

Valedoitaúnas



banner
banner