Girassol “vira” para o sol? Entenda
30 de outubro de 2022Heliotropismo ocorre na fase de crescimento da planta, dando a impressão de que ela está sempre em direção ao "Astro Rei"
Situação típica da fase de crescimento do girassol passa a impressão de que a planta fica sempre virada para o sol – Foto: José Medeiros/Ed. Globo
Girassol é o nome popular da planta Helianthus annus, que significa flor do sol. A cultura é originária da América do Norte. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma planta de alta capacidade de adaptação a diversas condições de ambiente e clima. Popularmente, diz-se que o girassol "vira" para o sol. Você sabe por quê?
O movimento, chamado de heliotropismo, na verdade, só ocorre na fase de crescimento da planta, porque o lado da inflorescência, que não recebe a luz, cresce mais que o lado que recebe luz. É justamente esse crescimento diferenciado que gera a impressão de que o girassol se volta para o sol.
As pétalas amarelas da planta, que ficam ao redor da coroa, são flores estéreis que têm a função de atrair os polinizadores. A florada dura cerca de 20 dias. A planta é formada no miolo por um conjunto de flores bissexuais. Cada semente é originada de uma flor. O girassol está pronto para a colheita quando a “flor” seca. Cada girassol pode ter de 100 a 8.000 sementes.
Safrinha e rotação de culturas
Nos últimos anos, o girassol tem sido visto como alternativa, especialmente na segunda safra. Principalmente nas regiões produtoras de grãos. Segundo a Embrapa, a maior tolerância à seca, menor incidência de pragas e doenças, além de promover a ciclagem de nutrientes no solo, sao fatores considerados positivos para o cultivo da planta.
O girassol tolera mais a seca porque tem raízes profundas, que consegue explorar mais o solo e absorver mais água e nutrientes. É uma planta que consegue se desenvolver bem na maior parte dos solos agricultáveis, podendo ser cultivada em praticamente todo o território nacional.
Segundo a Embrapa, o girassol é responsável por 16% da produção mundial de óleo, enquanto a soja atende 46%. Além de óleo comestível e de alimentação para pássaros, pode ser usado na fabricação de fármacos e cosméticos e como fonte de proteínas para alimentação animal na forma de farelo ou silagem.
Agricultores começam a colheita de girassol em Goiás – Foto: Reprodução
(Fonte: Globo Rural)