Home - Geral - Gestantes, mesmo fora do grupo de risco devem redobrar os...

Gestantes, mesmo fora do grupo de risco devem redobrar os cuidados com Coronavírus

09 de abril de 2020

O ideal é que as grávidas tenham cuidados como o uso de máscaras, álcool em gel e evitem aglomerações, principalmente no momento de consultas médicas

Gestantes, mesmo fora do grupo de risco devem redobrar os cuidados com CoronavírusFoto: Divulgação / Pexel

O grupo considerado de risco para o Novo Coronavírus é formado, em especial, por pessoas acima dos 60 anos, hipertensos, diabéticos e pessoas com outras comorbidades. No entanto, mesmo não sendo consideradas desse grupo, as grávidas devem redobrar os cuidados durante a gestação e após o nascimento do bebê.

De acordo com a ginecologista e obstetra Lorena Baldotto, ainda não há um estudo para analisar o que a covid-19 pode ocasionar nas gestantes, pois o tempo da pandemia ainda é curto, em relação ao período de uma gestação. “Desde o início eu já estava batendo na tecla de temos que considerar a gestante como grupo de risco. Não sabemos ainda o que esse vírus vai causar ao longo dos trimestres. Sabemos que, nos primeiros trimestres, a maioria das infecções causa mais problema para o bebê”, disse.

A médica esclareceu que o ideal é que as gestantes redobrem os cuidados para evitar o contágio pela doença, com o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações, principalmente no momento de consultas médicas, onde há uma maior chance de contato com o vírus.

Outra orientação citada pela especialista é em relação ao pós nascimento do bebê, quando muitas pessoas costumam visitar a mãe e o recém-nascido. “Se você está gestante ou se você acabou de ter um bebê, evite visitas, pois você está levando pessoas (para dentro de casa). A maioria dos hospitais, inclusive, estão restringindo os acompanhantes, justamente para evitar essa circulação de pessoas”, explicou.

Para a médica, quem planeja engravidar, o ideal é que aguarde um pouco mais. “Se você está planejando engravidar, deixa passar um pouquinho a pandemia. Se já está grávida, cuidado redobrado. Vamos evitar ficar saindo de casa a toa, por qualquer motivo. Evita ir ao pronto-socorro. Se você precisar consultar com seu médico, marque com ele em um horário mais tranquilo”, sugere.

Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória



banner
banner