Gafanhotos reaparecem e atacam lavouras de soja e algodão na Argentina
06 de abril de 2021Insetos são da mesma espécie que se espalhou pelo país no ano passado e quase chegou ao Brasil, disseram autoridades argentinas
Reaparecimento de gafanhotos na Argentina preocupa autoridades brasileiras – Foto: Senasa/Divulgação
Autoridades argentinas encontraram gafanhotos jovens e adultos em lavouras de algodão e soja na província de Chaco, na Argentina. Os insetos são da mesma espécie –Schistocerca cancellata – que se espalhou pelo país no ano passado e quase chegou ao Brasil.
Segundo comunicado do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e do Ministério da Produção, Indústria e Emprego de Chaco, os gafanhotos foram avistados nos departamentos Comandante Fernández, General Güemes e Quitilipi.
Diante da constatação, as instituições pediram que os produtores façam o monitoramento constante das lavouras e, caso localizem a praga, comuniquem as autoridades e tomem providências imediatas para evitar a proliferação e a formação de nuvens.
“Pudemos observar que a praga se encontrava em estágio avançado de ninfa e adulto, com tendência a rebanho, ou seja, a se agrupar (formar nuvem)", disse Julio González, técnico do Centro Regional Chaco-Formosa do Senasa, ressaltando o monitoramento é permanente.
Gafanhotos em plantação de algoão - Foto: Senasa/Divulgação
Valedoitaúnas/Informações Globo rural