Home - Geral - Frente fria avança pelo Espírito Santo e reduz calor após...

Frente fria avança pelo Espírito Santo e reduz calor após temperatura de 39,9°C: Veja a previsão

10 de agosto de 2026

Ar frio chega ao Estado e muda as condições do tempo

Frente fria avança pelo Espírito Santo e reduz calor após temperatura de 39,9°C  veja a previsãoFoto: Divulgação/Magnific

Depois de um fim de semana de calor intenso, com temperaturas próximas dos 40°C em algumas áreas, uma frente fria avança pelo Sudeste e começa a mudar as condições do tempo no Espírito Santo. Segundo o Climatempo, o ar frio associado ao sistema chega ao Estado nesta segunda-feira (10), provocando redução das temperaturas, aumento da nebulosidade e mudança na sensação térmica.

O calor extremo foi registrado principalmente no domingo (9). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgados pelo Climatempo, Alegre, no Sul do Espírito Santo, chegou a 39,9°C, ficando entre as cidades que registraram as temperaturas mais elevadas do país.

Frente fria atua principalmente no litoral capixaba

A previsão do Climatempo indica que a passagem da frente fria pelo litoral do Espírito Santo deve favorecer uma queda nas temperaturas, especialmente nesta terça-feira (11). O sistema também provoca aumento da nebulosidade e entrada de ar mais frio.

A previsão do Incaper confirma a mudança. Para esta terça-feira (11), o instituto prevê que a frente fria passe pelo mar, na faixa do litoral capixaba, favorecendo a formação de nuvens e chuva rápida entre a madrugada e a manhã nas áreas litorâneas. Ao longo do dia, a tendência é de abertura de nuvens. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado, sem previsão de chuva.

Temperaturas ainda podem chegar a 35°C no Norte

Apesar da chegada do ar frio, o impacto não será igual em todas as regiões. O Incaper prevê, para terça-feira (11), temperaturas mínimas de 19°C e máximas de 32°C na Grande Vitória, enquanto na Região Sul as máximas podem chegar a 33°C nas áreas menos elevadas.

Na Região Serrana, as temperaturas ficam mais amenas, com mínimas de 16°C e máximas entre 27°C e 28°C. Já no Norte do Estado, o calor ainda poderá ser mais significativo, com previsão de 19°C a 35°C. No Noroeste, as máximas podem chegar a 33°C, enquanto a Região Nordeste terá temperaturas entre 18°C e 30°C.

Chuva rápida deve atingir principalmente o litoral

A atuação da frente fria não deve provocar chuva generalizada no Espírito Santo. De acordo com o Incaper, as precipitações mais rápidas e passageiras devem se concentrar no litoral, especialmente durante a madrugada e a manhã de terça-feira (11).

Na Grande Vitória e na Região Sul, há previsão de chuva rápida pela manhã no litoral. O mesmo cenário é esperado para a Região Nordeste. No interior capixaba, a tendência é de céu parcialmente nublado e ausência de chuva.

Quarta-feira (12) ainda terá influência da frente fria

Na quarta-feira (12), a frente fria já estará se afastando do Estado, mas ainda poderá favorecer chuva rápida no litoral Sul e na Grande Vitória durante as primeiras horas do dia. Depois, a nebulosidade tende a diminuir.

Segundo o Incaper, nas demais regiões o céu ficará parcialmente nublado, sem previsão de chuva. As temperaturas máximas poderão chegar a 34°C no Norte e no Noroeste, enquanto as áreas serranas terão máximas entre 27°C e 28°C.

Tempo volta a ficar firme na quinta-feira (13)

A partir de quinta-feira (13), a influência da frente fria perde força. Conforme o Incaper, um sistema de alta pressão atmosférica deve deixar o tempo aberto em todo o Espírito Santo, com sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva em todas as regiões.

As temperaturas permanecem relativamente estáveis. Na Grande Vitória, a previsão é de mínima de 19°C e máxima de 32°C. No Sul, as máximas podem alcançar 33°C nas áreas menos elevadas, enquanto a Região Serrana terá máximas entre 27°C e 29°C. No Norte e no Noroeste, os termômetros podem chegar a 33°C.

Calor pode voltar nos próximos dias

A passagem da frente fria representa um alívio temporário para o calor intenso observado no início de agosto. O próprio Climatempo aponta que o ar frio terá maior influência sobre o leste do Sudeste, incluindo o Espírito Santo, mas seu efeito será gradual e limitado.

No Estado, a tendência é de temperaturas mais amenas principalmente entre terça e quarta-feira, seguidas pela retomada do tempo firme e de temperaturas mais elevadas. O Incaper indica que, no sábado (15), o tempo deverá permanecer firme, com sol entre algumas nuvens e sem previsão de chuva, enquanto a sensação de calor volta a ficar mais intensa durante a tarde.

Inverno capixaba tem predomínio de tempo seco

A mudança ocorre dentro do padrão típico do inverno no Espírito Santo. Segundo a previsão climática do Incaper para a estação, o inverno é climatologicamente o período mais seco do ano no Estado, com predominância da atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que reduz a formação de nuvens de chuva.

Ainda assim, sistemas frontais podem provocar episódios de chuva fraca e passageira, principalmente no litoral, enquanto as temperaturas tendem a ser mais amenas, sobretudo nas áreas serranas.

Previsão: as condições do tempo podem sofrer alterações conforme a frente fria avance e perca força. Por isso, a recomendação é acompanhar as atualizações do Climatempo, do Incaper e dos órgãos oficiais de monitoramento meteorológico.



banner
banner