Frente fria avança e provoca virada no tempo com risco de temporais no Espírito Santo
18 de fevereiro de 2026Mudança climática deve trazer chuvas intensas, raios e ventos fortes ao Estado, segundo o Climatempo
Foto: Freepik
Após um período marcado por calor e predomínio de sol, o tempo deve mudar significativamente no Espírito Santo nos próximos dias com a chegada de uma frente fria ao Sudeste do Brasil. De acordo com o Climatempo, o sistema meteorológico vai avançar sobre o litoral capixaba e provocar aumento de nuvens, pancadas de chuva e risco de temporais em diversas regiões do Estado.
Segundo a empresa de meteorologia, a frente fria irá interagir com a massa de ar quente já instalada sobre a região, além da umidade vinda da Amazônia, cenário que favorece a formação de áreas de instabilidade. A previsão indica que o sul do Espírito Santo pode ser o primeiro a sentir os efeitos, já nesta quarta-feira (18), com chuva de moderada a forte intensidade, descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
Na quinta-feira (19), o sistema avança pelo litoral e espalha a chuva por outras áreas do Estado, incluindo a Grande Vitória e o Norte capixaba. Ainda conforme o Climatempo, a tendência é de precipitações frequentes até o fim da semana, com possibilidade de acumulados elevados em alguns municípios e ocorrência de temporais isolados.
Sudeste em alerta para tempestades
O fenômeno também atinge outros estados da Região Sudeste. O Climatempo alerta para temporais em grande parte de São Paulo, no sul e Zona da Mata de Minas Gerais e no sul e na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nessas áreas, a previsão é de chuva forte, raios e ventania que pode alcançar 70 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para chuvas intensas nesses estados, indicando perigo potencial para alagamentos, quedas de árvores e transtornos em áreas urbanas. A orientação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e redobre a atenção em áreas de risco.