Fragmentação de grupos políticos faz São Roque do Canaã ter vários pré-candidatos a prefeito
09 de fevereiro de 2020Foto: Divulgação
São Roque do Canaã, cidade a 39 km de Colatina vive um momento de fragmentação das forças políticas do município. O que era hegemônico entre as forças, hoje não é mais. Grupos históricos se fragmentaram e novos atores surgiram, o que fez com que a polarização, que era uma característica nas eleições majoritárias, poderá não se repetir por conta da quantidade de pré-candidatos.
Após a administração do ex-prefeito, Marcos Guerra (PSDB), ocorreram na cidade novos debates sobre o futuro de São Roque, e o resultado dessas conversas, são pré-candidaturas que antes faziam parte da base de apoio de dois grupos políticos, que quase sempre polarizaram a política em uma das cidades que possui uma população reconhecida pelo seu calor humano.
Esse fenômeno ocorreu, segundo vários atores políticos do município. Inicialmente pela fragmentação do grupo do atual prefeito, Rubens Casotti, que desde o primeiro ano de mandato ocorreu um distanciamento entre o prefeito e as forças políticas que o apoiaram em sua eleição em 2016.
Outro fato que ocorreu em São Roque foi a perda por parte do ex-prefeito, Marcos Guerra, de um grupo de empresários que historicamente o acompanhou. Esses pousaram em outro partido, e entre eles, está havendo um debate tendo como objetivo lançar um candidato a prefeito.
Os pré-candidatos mais cotados para construir uma candidatura em São Roque do Canaâ, já estão se movimentando intensamente, alguns nomes que ocupavam os bastidores, hoje pensam em ser protagonistas. Entre os pré-candidatos estão:
– O ex-prefeito, Marcos Guerra, que mesmo havendo a possível ruptura na sua base empresarial, possui musculatura conquistada em vários mandatos como vereador e prefeito.
– A candidatura do atual prefeito, Rubens Casotti, ainda é uma incógnita. Ele não decidiu se disputará ou não as eleições, pois devido a fragmentação de sua base de apoio da última eleição está somente com o apoio do MDB, seu partido. Mas ainda existem os que creem que por estar à frente da administração, terá tempo hábil para formar uma nova base.
– Do grupo empresarial que se “afastou” do ex-prefeito, Marcos Guerra, dois nomes estão cotados para pré-candidaturas. A do empresário Lelo Mafioletti, conhecido como Lelo da Tita. Este é integrante do partido Avante e é empresário no ramo supermercadista da cidade. Também do Avente surge como possibilidade uma pré-candidatura feminina da empresária Marcia Vulp.
– PSD, PDT e PTB, ensaiam a pré-candidatura de Genésio Barcelos, mas segundo informações, existem pendências jurídicas que poderiam impedir sua candidatura. Segundo apoiadores, Genésio tem total condição judicial para concorrer ao pleito de 2020.
Na construção de uma nova via, quem se movimenta é o vereador, Gabriel Silvestre. O representante do PCdoB na cidade está articulando o apoio de dois partidos, Podemos e Republicanos. O objetivo de Gabriel é formar duas chapas de vereadores e disputar a majoritária. É um movimento mais novo no município, mas que segundo interlocutores conta com apoio de setores da cidade.
Valedoitaunas/Com informações do ESfala