Home - Mundo - FHC se reúne com Lula e economistas que participaram do...

FHC se reúne com Lula e economistas que participaram do Plano Real

25 de junho de 2024

Ex-presidente está com 93 anos e recebeu visitas na casa em que mora em SP. Lula disse ter 'grande carinho' por FHC. Real entrou em vigor há três décadas, em 1º de julho de 1994

FHC se reúne com Lula e economistas que participaram do Plano RealO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Lula durante reunião nesta segunda-feira (24) Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu nesta segunda-feira (24), na residência em que vive em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente Lula embarcou para São Paulo na manhã deste domingo (23). Durante a campanha presidencial de 2022, o petista esteve com Fernando Henrique Cardoso, que declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tradicional adversário de Lula, FHC declarou, na ocasião, que votava em Lula em razão de "uma história de luta pela democracia e inclusão social".

"Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na última sexta-feira (21), já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney", afirmou Lula em uma rede social.

Antes do encontro com o petista, o tucano se reuniu com economistas que participaram da elaboração do Plano Real.

Também nesta segunda a Fundação Fernando Henrique Cardoso realiza um evento sobre o Plano Real, do qual participam os economistas André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida.

Plano Real

FHC se reúne com Lula e economistas que participaram do Plano RealO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebe os economistas Pérsio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco, que trabalharam no Planp Real Foto: Fundação FHC

Presidente do Brasil de 1995 a 2003, FHC está com 93 anos. Em 1994, ele era ministro da Fazenda do governo Itamar Franco.

Foi naquele ano que nasceu o plano que deu origem à moeda que está até os dias de hoje em vigor no país.

O Plano Real, que marcou o fim de um dos períodos de maior instabilidade econômica e monetária do Brasil, teve seu processo iniciado em 1993 e tinha como objetivo controlar a inflação que ultrapassava os quatro dígitos na época.

De acordo com informações do Banco Central, no acumulado em 12 meses entre julho de 1993 e junho de 1994, quando o real foi implementado, a inflação chegou a encostar no nível de 5.000%.

Apenas para se ter uma ideia, de lá para cá, "mesmo com as várias crises internacionais e internas que prejudicaram a estabilização econômica, o IPCA acumulado em 12 meses passou de 9% em poucas ocasiões", destaca a instituição.

A implementação do real como a moeda nacional foi a última etapa do plano monetário.

Lula e Chomsky

Também nesta segunda-feira Lula deve visitar o linguista e filósofo Noam Chomsky. Assim como a visita a FHC, este encontro será reservado.

Amigo de Lula, o norte-americano Noam Chomsky, de 95 anos, teve alta hospitalar na última terça-feira (18). A informação foi divulgada pelo hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde o filósofo estava internado.

Ele sofreu um acidente vascular cerebral massivo em junho de 2023, como informou Mario Sergio Conti no jornal "Folha de S. Paulo".

Chomsky é casado com uma brasileira e, nos últimos anos, adotou o Brasil como segundo lar.

Lula também deverá encontrar outro escritor nesta passagem por São Paulo. Trata-se de Raduan Nassar, autor de "Lavoura Arcaica" (1975).

(Fonte: g1)



banner
banner