Fenômeno climático histórico pode fazer nevar em São Paulo
18 de agosto de 2020Regiões onde não é comum nevar podem registrar situações de frio extremo nesta semana
Céu nublado em São Paulo – Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo
Um fenômeno climático histórico de frio e neve, gerado por uma massa de ar polar, vai atingir o Brasil nesta semana e pode fazer nevar em regiões onde não é comum registrar precipitações de neve e gelo, como o estado de São Paulo, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (18) pela MetSul.
Estados da região Sul do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também serão atingidos pelas baixas temperaturas e devem sofrer mais intensamente.
Os registros do instituto climático MetSul aponta que regiões acostumadas com a intempérie terão incidência de neve, mas locais onde não há um histórico de frio extremo e neve podem registrar o fenômeno pela primeira vez em décadas. O instituto fala diz que "probabilidade de neve é altíssima", mas que só terão informações mais precisas no decorrer da semana.
"O que pode e deve ser informado é que deve nevar e não se descarta que forte em alguns locais, e ainda que o fenômeno possa alcançar até pontos menos acostumados ao fenômeno", disse o instituo em declaração ao UOL.
A cidade de São Paulo deve registrar máxima de 14 graus na sexta-feira e frio intenso no final de semana.
Valedoitaúnas/Informações iG