Home - Economia - Fendt revoluciona a hidráulica agrícola com o e-LS connect

Fendt revoluciona a hidráulica agrícola com o e-LS connect

04 de dezembro de 2025

Inovação desenvolvida em parceria com a Ropa simplifica a comunicação da pressão do óleo entre trator e implemento

 Fendt revoluciona a hidráulica agrícola com o e-LS connectAo eliminar a necessidade de componentes como válvulas reguladoras de pressão e sensores, o sistema reduz falhas e melhora a segurança da operação – Foto: Divulgação

A Fendt, fabricante alemã de máquinas agrícolas do grupo AGCO, em parceria com a ROPA, inova mais uma vez no agronegócio ao apresentar o "e-LS connect", um sistema pioneiro que estabelece a comunicação totalmente eletrônica da pressão de óleo entre o trator e o implemento, prometendo otimizar o controle hidráulico de implementos de alta demanda, como colheitadeiras complexas.

A tecnologia supera um modelo de comunicação que permaneceu inalterado por 30 anos: até agora, tratores forneciam implementos com alta necessidade de óleo via Power Beyond, enquanto o controle era feito hidraulicamente pela conexão Load Sensing (LS). Embora alguns tratores Fendt e colheitadeiras ROPA já utilizem componentes eletrônicos (e-LS) para otimizar o sistema dentro do implemento, a comunicação da pressão de óleo exigida entre o trator e o implemento continuava a ser realizada de forma hidráulica, por meio do cabo de controle LS.

Esse processo híbrido exige que sinais eletrônicos sejam convertidos de volta em sinais hidráulicos, tanto no trator quanto no implemento, o que demanda mais componentes e os torna mais suscetíveis a erros. Se houver imprecisões na conversão, o trator pode fornecer a pressão de óleo incorreta, o sistema pode oscilar devido às correções necessárias, e o condutor pode precisar ajustar manualmente a diferença de pressão de controle, resultando em máquinas menos eficientes, dinâmicas, estáveis e econômicas.

Comunicação da pressão de óleo 100% eletrônica

Com o "e-LS connect", a Fendt e a ROPA tornam-se os primeiros fabricantes a oferecer uma comunicação da pressão de óleo inteiramente eletrônica. Quando o operador deseja operar uma determinada função, como o controle de direção ou de profundidade do implemento, a pressão de óleo necessária é transmitida eletronicamente para a unidade de controle do trator via ISOBUS.

Esse sinal eletrônico controla a bomba no trator, fornecendo o fluxo de volume correto, baseado na demanda e na precisão, o que é crucial para funções complexas como o controle de eixos telescópicos ou a operação de várias funções do bunker. Isso se traduz em uma resposta mais dinâmica e ágil, garantindo, por exemplo, maior qualidade na colheita da batata ao encher as caixas, e um sistema geralmente mais estável.

Ao utilizar o "e-LS connect", componentes como a válvula reguladora de pressão, os sensores de pressão, a linha LS e a conexão LS tornam-se supérfluos, o que simplifica o sistema e aumenta a confiabilidade operacional. Como a diferença de pressão padrão é sempre ajustada corretamente, o consumo de diesel diminui.

Ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho melhora, já que a colheitadeira, por exemplo, capta os sulcos com ainda mais precisão. A eliminação do acoplamento dos cabos de controle LS também evita a entrada de sujeira no sistema e protege o meio ambiente, prevenindo perdas por vazamento de óleo.

A partir de meados de 2026, os tratores existentes poderão ser adaptados com os componentes correspondentes por meio de atualizações de software, incluindo as séries Fendt 500 Vario Gen4, Fendt 600 Vario, Fendt 700 Vario Gen7 e Gen7.1, e Fendt 800 Vario Gen5. A Fendt e a ROPA abrem um novo capítulo na integração trator-implemento, oferecendo ao produtor uma tecnologia que traduz eficiência em economia e qualidade de operação no campo.



banner
banner