Fecomércio e Fapes anunciam a seleção de 28 startups que vão participar de capacitação e missão internacional pelo programa BretA2026
17 de janeiro de 2026Empresas escolhidas, que apresentaram soluções para os setores de comércio, serviços e turismo, são de quatro regiões brasileiras, sendo 14 do Espírito Santo. Dessas, 15 serão escolhidas para participar de encontro na Argentina, em maio
Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES - Sesc e Senac – Foto: Divulgação
A inovação aplicada ao varejo brasileiro ganhou novo impulso com a divulgação das startups pré-selecionadas para o Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA2026, programa que promete abrir portas para startups no mercado internacional e conectar soluções inovadoras ao ecossistema varejista argentino. Promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a iniciativa selecionou 28 empresas de base tecnológica, que agora avançam para a fase de capacitação com foco em internacionalização e acesso ao mercado argentino.
Foram avaliados critérios, como potencial no varejo argentino, capacidade financeira para a missão, estágio de maturidade, receita, perfil do CIO e diversidade. As startups escolhidas, que apresentaram soluções para os setores de comércio, serviços e turismo, representam quatro regiões do país Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com destaque para o Espírito Santo, que concentra metade das selecionadas.
Ao todo, 14 empresas capixabas integram a lista Checkbits, Foozi, Futuriza, Gerenciar, GreenWay, iaJob, iNeeds, Infinite Foundry, Kenit, Monnera Marketing de Incentivo e Fidelização, Speach, Takeat, Te Atende e The Fashion Office.
Após a etapa de capacitação, até 15 startups serão escolhidas para participar da missão internacional na Argentina, entre os dias 10 e 16 de maio. Além disso, para as empresas capixabas, a Fapes oferecerá auxílio de até R$ 60 mil para custear despesas da missão internacional.
A iniciativa, que integra o Brazilian Startups Worldwide (BSW), é uma estratégia de internacionalização para estabelecer vínculos permanentes entre as startups brasileiras e o setor de comércio, serviços e turismo na Argentina. Para isso, a Fecomércio-ES, o Connect Fecomércio-ES e a Fapes unem forças com Bcome.global, Sebrae, Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
André Spalenza, coordenador do Observatório de Comércio do Connect Fecomércio-ES – Foto: Divulgação
Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o resultado mostra um movimento estratégico de aproximação entre inovação e mercado. “O BretA2026 foi estruturado para preparar startups brasileiras para competir em ambientes internacionais. A forte presença capixaba demonstra a maturidade do nosso ecossistema e a capacidade das empresas locais de oferecer soluções alinhadas às demandas do varejo global”, afirmou.
O programa entra agora na fase de capacitação, que ocorrerá entre 26 de janeiro e 20 de fevereiro. Nesse período, todas as 28 retail techs participarão de trilhas intensivas sobre negócios, marketing e internacionalização. Cada empresa indicará dois representantes o CIO, responsável pela liderança do processo de internacionalização, e o CMO, focado em estratégias de marketing. As atividades incluem entregas obrigatórias, avaliadas com base em critérios de qualidade e pontualidade.
As trilhas de aprendizado foram desenhadas para enfrentar desafios concretos da expansão internacional, abordando desde diferenças culturais até práticas recomendadas e erros a evitar ao negociar fora do Brasil. As startups também receberão suporte para prospecção de mercado, agendamento de reuniões e adequação de produtos e discursos comerciais. Ao final do processo, cada empresa terá consolidado uma one-page institucional (site de página única) em português e inglês, pronta para uso em negociações globais.
Para Spalenza, a escolha da Argentina como destino da missão internacional é estratégica. “O país reúne um dos ecossistemas mais relevantes de inovação no varejo da América Latina, com grandes redes omnichannel, hubs tecnológicos e eventos de referência, como o Retail Day. Além disso, a proximidade geográfica e cultural facilita a entrada das startups brasileiras e permite testar modelos de negócio em um ambiente latino-americano competitivo”, explicou.
Após a capacitação, as startups mais bem avaliadas passarão por uma banca examinadora, que definirá até 15 empresas para a missão internacional. O resultado final será divulgado em 27 de fevereiro, e a lista das selecionadas que integrarão a missão será anunciada no dia 7 de março.
Durante a imersão na Argentina, as startups participarão de visitas técnicas, reuniões com hubs de inovação, encontros B2B (transações comerciais entre empresas) com potenciais compradores e participação no Retail Day 2026, o maior evento B2B do varejo argentino e um dos principais da América Latina. O pacote inclui ainda benchmarking (análise comparativa), networking intensivo e acesso direto a ambientes privados e públicos de tecnologia.
O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, destacou o impacto do BretA2026 para o fortalecimento do empreendedorismo inovador. “O programa cria oportunidades concretas para que startups brasileiras ampliem sua visão de mercado e se posicionem internacionalmente. Internacionalizar é um passo decisivo para formar empresas mais conectadas e preparadas para crescer”, ressaltou.
Moro também enfatizou o papel institucional da iniciativa. “Ao lado da Fapes e dos demais parceiros, o Sistema Fecomércio-ES atua como agente de inovação e desenvolvimento econômico. O BretA2026 reforça nosso compromisso em apoiar soluções que transformam o varejo e geram valor para o setor produtivo, além de projetar o Espírito Santo no cenário internacional”, concluiu.
Conheça as startups selecionadas
Retail Techs UF
AlterVision RS
Capim Pimenta BA
Checkbits ES
Colecta RS
Ecomilhas SP
Eletrodara Gestão de Energia RS
Foozi ES
Futuriza ES
Gander SP
Gerenciar ES
GreenWay ES
iaJob ES
iNeeds ES
Infinite Foundry ES
Inside the Box SC
Just Travel Viagens e Turismo BA
Kenit ES
Monnera Marketing de Incentivo e Fidelização ES
Okylla PB
Polus Brasil DF
PRICE SURVEY MG
Speach ES
Takeat ES
Te Atende ES
The Fashion Office ES
Value PR
Vem de Rotas MA
VOX EPOWER RJ
SERVIÇO
Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA 2026
* O programa promete abrir portas para startups no mercado internacional e conectar soluções inovadoras ao ecossistema varejista argentino. São selecionadas retail techs, ou seja, startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor varejista com foco em melhorar a experiência do consumidor.
* Elas serão levadas para uma trilha intensiva de capacitação, das quais 15 serão escolhidas para participar de uma missão presencial na Argentina, em maio. Além disso, para as empresas capixabas, a Fapes oferecerá auxílio de até R$ 60 mil para custear despesas da missão internacional.
* A iniciativa, que integra o Brazilian Startups Worldwide (BSW), é uma estratégia de internacionalização. Para isso, a Fecomércio-ES e o Connect Fecomércio-ES unem forças com Fapes, Bcome.global, Sebrae e Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores.
Próximos passos para o processo de seleção do BretA 2026:
* Trilha de capacitação, entre janeiro e fevereiro de 2026, com workshops e mentorias ministradas por profissionais brasileiros e argentinos;
* Banca avaliadora, responsável pela escolha das Top-15 que embarcarão para a Argentina, dará o resultado em 27 de fevereiro;
* Missão internacional, entre 10 e 16 de maio;
* Acompanhamento nacional até novembro do mesmo ano, com rodadas de negócio e monitoramento;
* O programa também reserva uma vaga exclusiva para startups cujo CIO se autodeclare pessoa negra, quilombola, indígena, pessoa com deficiência, mulher ou LGBTQIAPN+.
Por que Argentina?
O país é considerado um dos ecossistemas mais relevantes para inovação no varejo, reunindo:
* Grandes redes omnichannel;
* Empresas de logística, meios de pagamento e consumo;
* Hubs que integram iniciativas privadas e governamentais;
* Diversificação econômica;
* Potencial de crescimento e reformas que o tornam mais atraentes para negócios;
* Proximidade geográfica e cultural com o Brasil;
* O Retail Day, evento estratégico para o setor.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Bcome.global
É dedicada à internacionalização de negócios inovadores brasileiros, conectando-os a ecossistemas globais por meio de curadoria e missões, gerando valor para a sociedade brasileira dentro e fora do País.
Fapes
É a autarquia responsável pela política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo, fomentando o desenvolvimento científico a partir de apoio financeiro a projetos e bolsas.
Sebrae
A entidade é responsável por promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Sua atuação foca no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração da formalização da economia por meio de parcerias público-privadas, acesso à inovação e crédito, e incentivo à educação empreendedora.
PDI
Para garantir a efetividade da inserção das empresas brasileiras no mercado vizinho, o BretA2026 é alicerçado por parceiros pelo Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores atua para promover a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Utilizando ferramentas diplomáticas para fortalecer os sistemas de inovação e aumentar a competitividade global, o PDI é executado pelos SECTECs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) da rede diplomática. No âmbito do BretA2026, essa articulação conta com o suporte direto da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.