Home - Brasil - Famílias são retiradas de casa após represa transbordar em Betim...

Famílias são retiradas de casa após represa transbordar em Betim

17 de fevereiro de 2021

De acordo com os bombeiros, não há informações sobre vítimas. Causas do excesso de água ainda estão sendo investigadas

Famílias são retiradas de casa após represa transbordar em BetimRepresa locaizada na Várzea das Floresde  transborda e provoca enxurrada em Betim – Foto: Reprodução TV Minas

Uma represa particular de água transbordou e provocou uma enxurrada no bairro Duque de Caxias, na região de Várzea das Flores, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O incidente foi na noite desta terça-feira (16). Famílias foram retiradas de casa, preventivamente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há informações sobre vítimas. A Polícia Militar também atua no local, em apoio à Defesa Civil do município e aos técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O trabalho integrado tenta descobrir, ainda durante a madrugada, as causas do transbordamento.

De acordo com os bombeiros, o volume excessivo de água tenha sido motivado pela chuva, que pode ter atingido a cabeceira do rio.

O que diz a Prefeitura de Betim

A Prefeitura de Betim informou que a ocorrência não tem nenhuma relação com o reservatório de Vargem das Flores, também conhecido como Várzea das Flores, de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Segundo o Igam, o volume da represa é de 23 mil metros cúbicos. Com a vazão durante toda a noite, o cenário é de redução do volume. Durante a madrugada, as trincas da represa aumentaram e uma parte do talude cedeu.

Segundo superintendente da Defesa Civil de Betim, Walfrido Assis, as causas do transbordamento serão apuradas, porém há a possibilidade de que o volume de água da lagoa tenha aumentado devido a uma chuva na cabeceira do rio e chegado ao nível do limite, vindo a transbordar.

Até o momento, 16 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida e outras 55 foram para casas de parentes. Não houve feridos.

Ainda segundo a Defesa Civil de Betim, a situação no local é estável, mas ainda em constante acompanhamento.

O coronel Walfrido de Assis Lopes, superintendente da Defesa Civil de Betim, disse que o vazamento da represa aconteceu por causa do excesso de água, devido à chuva.

Ele disse que quintais de algumas casas foram inundados, mas que a água não comprometeu os imóveis e não entrou nos imóveis.

Ainda segundo Lopes, a Defesa Civil pediu emprestado à Copasa bombas de alta potência para retirar o excesso d'água da represa, e a companhia avalia o pedido.

Valedoitaúnas/Informações G1



banner
banner