Home - Política - Famílias pedem centro municipal de tratamento para filhos autistas, em...

Famílias pedem centro municipal de tratamento para filhos autistas, em São Mateus, ES

11 de abril de 2023

Famílias pedem centro municipal de tratamento para filhos autistasFoto: Divulgação/Secom/CMSM

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, pais e mães de autistas participaram da sessão da Câmara de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e pediram apoio dos parlamentares para a construção emergencial de um centro de tratamento autista municipal. A intenção é obter no futuro um centro especializado de responsabilidade do Governo Federal.

Ao utilizar a Tribuna Livre, Fábio Nascimento relatou a luta da Associação dos Amigos dos Mateenses Autistas (AAMA), detalhou os acontecimentos do 2º Encontro de Pais e Mães dos Autistas Mateenses e ainda clamou por ajuda dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais sediados em São Mateus. Também pediu para que neste mês os prédios públicos sejam iluminados com a cor azul, que identifica os autistas. Do presidente da Câmara, Paulo Fundão, recebeu deferimento imediato, inclusive para publicações sobre o tema em suas redes sociais.

Após exibição de vídeos do encontro de pais ocorrido dia 2 no Centro de Vivência, os vereadores Delermano Suim, Preta do Nascimento e Paulo Fundão reiteraram apoio aos autistas mateenses, destacando a importância da união em prol da causa. Fábio aproveitou e reivindicou, ao poder público, a disponibilização de um local, “quatro salas que sejam”, para iniciar o tratamento das crianças autistas.

Paulo Fundão relatou que recentemente foi procurado por pessoas de Guriri que pretendem reverter ao Município “um imóvel muito bom” que receberam em doação há cerca de 30 anos. Ele afirmou que poderá, em momento adequado e com interesse manifesto da diretoria da associação, buscar que o Município repasse esse imóvel para sediar provisoriamente o centro municipal de tratamento autista.

Fábio agradeceu a proposta do presidente da Câmara e salientou que o prefeito Daniel Santana já teria cedido um terreno para a construção da sede da AAMA. “Vamos precisar, sim, de um local até que a gente consiga construir e fazer tudo que é necessário. Eu te agradeço, desde já, Paulo”, disse o líder da Associação dos Amigos dos Mateenses Autistas.

AUTISMO

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os três anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno”, relata o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

“Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento”, complementa o MDHC.



banner
banner