Home - Economia - Fábrica envasa 32 mil litros de suco com álcool e...

Fábrica envasa 32 mil litros de suco com álcool e chama de ‘vinho gaúcho’

26 de junho de 2024

Garrafas produzidas no Paraná eram vendidas às margens de rodovias como se fossem do Rio Grande do Sul

Fábrica envasa 32 mil litros de suco com álcool e chama de ‘vinho gaúcho’Polícia encontrou 16 mil garrafas com vinho falsificado no Paraná Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)/Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Civil do Paraná flagraram uma fábrica clandestina com 32 mil litros de vinho falsificado na região metropolitana de Curitiba na última semana. Os golpistas rotulavam a bebida como “vinho colonial gaúcho”, que seria produzido em Caxias do Sul (RS), mas na verdade a bebida era uma mistura de suco, álcool e corante.

No local, a polícia encontrou a bebida envasada em 16 mil garrafas de dois litros e outras 16,5 mil garrafas vazias. Há dois anos, o Mapa já vinha apreendendo garrafas vendidas pelo grupo às margens de rodovias e, agora, identificou o polo de produção. O responsável pela fábrica foi preso em flagrante no local e deverá responder por falsificação de produtos alimentícios.

No comunicado sobre a prisão, o Mapa destaca o risco da falsificação para o consumidor, já que a origem dos ingredientes é desconhecida e sem controle de qualidade ou rastreabilidade. O presidente da Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar), Claudinei Bertoletti, também ressalta o prejuízo da falsificação para o setor.

“Produtos fraudulentos prejudicam a reputação dos vinhos nacionais, criando concorrência desleal com os que são produzidos dentro das normas e regulamentações do Ministério da Agricultura e que passam por rigorosos processos de controle de qualidade”, conclui.



banner
banner