Home - Geral - Extremo Norte do ES vai receber Polo de Agricultura Irrigada...

Extremo Norte do ES vai receber Polo de Agricultura Irrigada

26 de outubro de 2023

Extremo Norte do ES vai receber Polo de Agricultura IrrigadaFoto: Divulgação

Nessa quarta-feira (25) e nesta quinta-feira (26), o município de Pinheiros sedia a Oficina de Criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte do Espírito Santo. A iniciativa é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com instituições ligadas à agricultura no Estado.

Participam, além do MIDR, instituições do sistema público estadual agrícola, como a Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), das secretarias da Agricultura de municípios da região e produtores rurais e irrigantes.

Da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), integram a Frente Parlamentar do Norte do Estado, que foi quem deu início ao processo de abertura do Polo, e a Comissão de Agricultura. Cerca de 100 pessoas participam das atividades, com parte significativa representando o setor produtivo.

A oficina é o passo inicial para que o Polo seja instituído na região definida pelo Ministério. A projeção é que cerca de trinta municípios da região extremo norte do Estado sejam beneficiados com a iniciativa, que integra a Política Nacional de Irrigação (PNI).

De acordo com o Ministério, o papel do órgão federal é dar efetividade à aplicação de recursos financeiros, contribuindo para solucionar problemas reais e entraves que produtores enfrentam. “Os polos são uma iniciativa voltada a apoiar e a desenvolver a produção agrícola sustentável nas regiões em que o uso da irrigação tem grande representatividade. Essa é uma forma de implementar a Política Nacional de Irrigação, a partir de um trabalho conjunto entre o MIDR, estados, municípios e as organizações dos irrigantes", explicou a diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rego.

Visita técnica

Entre as atividades das oficinas, que incluem palestras, debates e apresentação de indicadores, está a de identificar áreas e municípios que possam integrar o Polo.

“O Polo pode ser mais um instrumento transformador para a economia e o desenvolvimento da região, fortalecendo associações, produtores e atraindo investimentos. O Incaper será parceiro e está inserido nesse processo, considerando toda a expertise e capilaridade do corpo técnico, com pesquisadores e extensionistas capacitados para transferir conteúdo e orientações necessárias aos produtores e produtoras rurais”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.



banner
banner