Explosão em frente a hospital em Cabul deixa 15 mortos e 34 feridos
02 de novembro de 2021Porta-voz do Talibã diz que explosão em frente ao maior hospital militar do Afeganistão teve civis como alvo. Combatentes do Estado Islâmico entraram no hospital, diz agência de notícias
Combatente do Talibã ferido durante explosão na entrada de hospital militar em Cabul, capital do Afeganistão, é socorrido em 2 de novembro de 2021 – Foto: Zohra Bensemra/Reuters
Uma explosão seguida de tiros deixou ao menos 15 mortos e 34 feridos nesta terça-feira (2) em Cabul, capital do Afeganistão, em frente ao maior hospital militar do país.
O número de vítimas foi passado por uma autoridade de segurança do Talibã à agência de notícias Reuters, que também fala em uma segunda explosão. A AFP aponta 19 mortos e 50 feridos.
"Dezenove corpos e cerca de 50 feridos foram levados para hospitais em Cabul", afirmou à AFP uma autoridade da saúde que não quis se identificar.
Mais cedo, o porta-voz adjunto do Talibã, Bilal Karimi, disse à agência Associated Press que os alvos eram civis e que ainda não havia informações sobre vítimas. Ele não confirmou a segunda explosão.
Fumaça sobe no ar perto do hospital militar Sardar Mohammad Daud Khan após uma explosão no centro de Cabul, capital do Afeganistão, em 2 de novembro de 2021 – Foto: Reuters
Ninguém reivindicou o ataque até o momento, mas a agência oficial de notícias do país, a Bakhtar, diz que vários combatentes do Estado Islâmico entraram no hospital.
O hospital Sardar Mohammad Daud Khan tem 400 leitos e fica perto da antiga zona diplomática no centro da capital afegã.
Valedoitaúnas (g1)