Home - Economia - Executivos do Frisa fazem visita imersiva a empresas e universidades...

Executivos do Frisa fazem visita imersiva a empresas e universidades dos Estados Unidos que são destaque no manejo e produção de bovinos

23 de abril de 2025

O objetivo foi conhecer tecnologias que asseguram maior produtividade e qualidade tanto no confinamento quanto na indústria de carnes

Executivos do Frisa fazem visita imersiva a empresas e universidades dos Estados Unidos que são destaque no manejo e produção de bovinosVisita a frigorífico – Foto: Divulgação

Em busca de novas tecnologias e inovação em processos que possam contribuir para aprimorar a produtividade na cadeia de produção de carnes, executivos do Frisa participaram, na última semana, de uma visita técnica a frigoríficos, centros técnicos, universidades e confinamentos nos estados do Texas e do Colorado, nos Estados Unidos, regiões que são referência na produção de carne bovina.

A visita começou por Dallas, onde a equipe visitou a Texas Tech, principal universidade americana de estudos sobre proteína animal. Ali o grupo participou de aula sobre classificação de carcaças, fatores que influenciam na qualidade da carne e tendências de mercado. Ainda em Dallas, os executivos conheceram dois confinamentos de gado que são referência em tecnologia na região. A visita incluiu, ainda, um frigorífico da Cargill, na cidade de Friona, uma planta bastante automatizada que abate cerca de 5.000 animais por dia e conta com excelentes indicadores de performance.

O roteiro também contou com exemplos de agricultura sustentável, no Colorado, com visita à Ag Next Colorado State University, que desenvolve estudos sobre sustentabilidade na criação de animais. A universidade conta com o maior campo experimental de avaliação de emissão de gases de efeito estufa (GEE) por parte do gado. Com uma agenda pautada nas tecnologias disponíveis e sua aplicabilidade no dia a dia, o grupo conheceu de perto algumas alternativas sustentáveis nesse processo.

No trecho final da viagem, o destino foi Fort Morgan, onde os executivos do Frisa conheceram o frigorífico que mais produz carnes especiais nos Estados Unidos, com abate diário de 4.100 animais e mais de 10 linhas de carnes disponíveis. Por último, conheceram o Five Rivers, maior confinador do mundo. Gerenciada por um fundo de investimentos, a empresa conta atualmente com mais de 980 mil animais estáticos distribuídos em 13 unidades, praticando diferentes modelos de engorda e trabalhando com diversas raças.

Um dos pioneiros na exportação de carne bovina no Brasil, o Frisa está sempre atento às oportunidades de aprimoramento de processos em sua cadeia produtiva. A recente visita aos Estados Unidos foi uma semana de total imersão em empresas e organizações que são referência em estudos, produção e processamento de proteína animal.

O objetivo da empresa foi conhecer e avaliar tecnologias que possam ser implementadas por aqui. O Frisa já vem conduzindo, desde o final de 2024, investimentos da ordem de R$ 58 milhões buscando ampliar a eficiência na produção. São investimentos em automação e em outras melhorias, que serão concluídos até o final de 2025, ano em que a companhia planeja ampliar o faturamento em 30% em relação ao ano anterior, superando os R$ 4 bilhões.



banner
banner