Home - Geral - Espírito Santo se destaca como referência em capacitação de cafeicultura...

Espírito Santo se destaca como referência em capacitação de cafeicultura regenerativa

18 de setembro de 2025

Espírito Santo se destaca como referência em capacitação de cafeicultura regenerativaFoto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em Venda Nova do Imigrante, a 3ª edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa.

A iniciativa reforça o protagonismo do Espírito Santo na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e busca consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em sustentabilidade e qualidade, com ações que vão da teoria à prática em campo.

O evento integra o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Plataforma Global do Café, Cooabriel, Nater Cooper, Cafesul, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio de outras instituições.

Segundo o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação é realizada anualmente e faz parte de uma estratégia bem definida para consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em produtividade, qualidade, sustentabilidade e bem-estar das famílias.

“A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos nossos profissionais sobre os principais temas da cafeicultura mundial. Hoje, podemos afirmar que os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão altamente qualificados para levar as melhores tecnologias aos produtores capixabas”, destaca o subsecretário.

A capacitação reúne 65 técnicos que atuam diretamente com o café arábica. A programação contempla aulas teóricas no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e atividades práticas em campo, realizadas na propriedade de referência do produtor Joselino Menegueti.

Para o gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner, a iniciativa reforça a importância da inovação no campo. “Estamos incentivando o uso de tecnologias e práticas que aumentam a resiliência e a adaptação dos cultivos diante das mudanças climáticas. A promoção da saúde do solo, o uso de bioinsumos, a conservação da água e da biodiversidade, além da rastreabilidade e da certificação, são passos essenciais para garantir produtividade sustentável e qualidade de vida ao cafeicultor capixaba”, afirma.

Próxima edição para o café Canephora

Os profissionais que atuam com café Canephora terão a oportunidade de participar da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa nos dias 24 e 25 de setembro, em Linhares. Serão 80 técnicos reunidos no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) para as atividades teóricas e, em seguida, na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim, para as aulas práticas.

“Essa capacitação é essencial para alinhar conceitos e garantir que extensionistas e técnicos das instituições desempenhem seu papel de orientar os cafeicultores com foco na sustentabilidade”, ressalta o diretor técnico do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva.



banner
banner