Home - Geral - Espírito Santo recebe primeira remessa da vacina contra dengue do...

Espírito Santo recebe primeira remessa da vacina contra dengue do Butantan

20 de fevereiro de 2026

Espírito Santo recebe primeira remessa da vacina contra dengue do ButantanFoto: Divulgação

O Espírito Santo recebeu, nessa quinta-feira (19), a primeira remessa do imunizante nacional contra a dengue (atenuada), a Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Foram entregues ao Estado 10.640 doses que serão distribuídas às regionais de saúde e disponíveis para retirada dos municípios da Região Metropolitana a partir da próxima segunda-feira (23).

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como disposto na Nota Técnica Nº11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, o imunizante será direcionado à estratégia de imunização de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue e sem histórico de vacinação contra a dengue com outro imunizante.

No Estado, a previsão é imunizar 25.114 profissionais da APS. Em relação ao recebimento de novas doses, o órgão federal pontuou no Guia Técnico Operacional da Vacina Dengue Atenuada do Instituto Butantan que a distribuição acontecerá por meio de pautas automáticas, isto é, conforme o quantitativo fornecido pelo fabricante e a partir dos lotes liberados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, comemorou a chegada das doses como o início de um importante capítulo à saúde pública capixaba. “A imunização contra a dengue dos profissionais da saúde que atuam na APS, com a vacina 100% nacional, é um marco muito importante para o Brasil e para o nosso Estado. É o início de um novo capítulo para o SUS capixaba, pois vai ajudar a combater uma doença que é um problema de saúde pública”, disse o secretário Tyago Hoffmann.

Ainda, segundo o secretário de Saúde, a imunização poderá ser iniciada após o recebimento das doses. “Os municípios poderão iniciar a estratégia de vacinação, seguindo as orientações propostas pelo Programa Estadual de Imunizações, o PEI, assim que estiverem com as doses disponíveis”, informou. Na próxima segunda-feira (23), os municípios participam de uma reunião Preparatória para a Estratégia de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde da APS com a vacina dengue do Butantan, promovida pelo PEI.

A distribuição às regionais Sul, Central e Norte de Saúde se inicia na próxima segunda-feira e os municípios dessas regionais poderão fazer a retirada assim que chegarem. Já os municípios da região metropolitana poderão fazer a retirada na Central Estadual de Frio a partir da próxima segunda-feira. O quantitativo de doses a ser recebido por cada cidade leva em consideração o número de profissionais da APS.

A ampliação da vacinação para a população geral de 15 a 59 anos tem previsão de acontecer, segundo o Ministério da Saúde, de forma gradativa e escalonada, ao longo deste ano.

Público-alvo

Estarão contemplados neste primeiro momento:

  • Profissionais de saúde que exercem atividades assistenciais e de prevenção dentro das unidades de APS do SUS: médicos; enfermeiros; auxiliares/técnicos de enfermagem; odontólogos, equipes multiprofissionais (eMulti): nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
  • Trabalhadores administrativos e de atividades meio ou de apoio que atuam dentro das Unidades Básicas de Saúde do SUS: recepcionistas, seguranças e vigilantes, equipes que atuam na limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como disposto na Nota Técnica Nº11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, o imunizante será direcionado à estratégia de imunização de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue e sem histórico de vacinação contra a dengue com outro imunizante.

Sobre o imunizante

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro de 2025, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi testada para ser aplicada em pessoas com idade de 12 a 59 anos. Incorporado recente ao Sistema Único de Saúde (SUS), ela oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus (DENV- 1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

A distribuição oficial aos estados brasileiros da Butantan-DV para a imunização de profissionais de saúde da APS teve início no último dia 09 de fevereiro.

O novo imunizante soma a estratégia de vacinação contra dengue que já ocorre desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a ofertar vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o imunizante de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS).



banner
banner