Espírito Santo realiza mais de 7 mil testes na primeira etapa do inquérito sorológico
15 de maio de 2020Primeira fase teve início na última quarta-feira e terminou nesta sexta. Outras três serão realizadas até o fim de junho e o objetivo é atingir 32 mil capixabas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
A primeira das quatro etapas do chamado inquérito sorológico, que vai testar 32 mil capixabas para a covid-19, terminou nesta sexta-feira (15). Nesta primeira etapa, que começou na quarta-feira (13), cerca de 7 mil testes foram realizados.
O balanço final ainda estava sendo contabilizado na tarde desta sexta. Na Grande Vitória, somente Cariacica informou os dados dos três dias de trabalho: foram realizados 810 testes, sendo que 23 deram positivo.
Na Serra, nos dois primeiros dias de inquérito sorológico, foram realizados 576 testes. Desse total, 21 deram positivo.
"Foram 555 testes negativos e 21 positivos. A gente precisa chegar hoje à marca de 920 domicílios, que é o que vai ser feito a cada etapa. A aceitação, na grande parte das equipes, tem sido muito boa. A única equipe que relatou algum problema foi a que está atuando em Valparaíso. Foi o maior número de recusas. Algumas pessoas estavam saindo de casa para trabalhar, outras estavam sozinhas e eram idosas, ficaram um pouco receosas", relatou a enfermeira e referência técnica de vigilância em saúde da Serra, Rachel Dias.
Segundo Rachel, quem testa positivo recebe um laudo, que deve ser levado a um posto de saúde, para a pessoa receber atendimento médico. "Na unidade de saúde, elas vão ser notificadas e investigadas. Se elas estão com a doença ativa ou se elas tiveram contato com a doença e o resultado é só imunidade", explicou.
Em Vitória, 538 domicílios foram visitados nos dois primeiros dias. O número de testes, no entanto, não foi divulgado pela prefeitura. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Tatiane Comério, acredita que a meta da primeira etapa para a capital, de 720 testagens, foi alcançada neste terceiro e último dia.
"Nós tivemos um total de 18 equipes nesses 14 bairros, nos últimos três dias. A gente espera, com isso, concluir a nossa meta para essa primeira fase do inquérito, de que 720 casas tenham sido visitadas", destacou.
Já a Prefeitura de Vila Velha só divulgou o balanço do primeiro do dia, quando foram realizados 294 testes. O resultado deles não foi divulgado.
Sobre as informações gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que os dados coletados estão em processamento e só serão divulgados a partir da próxima segunda-feira (18).
Testes
Durante os três dias de trabalho, as equipes de saúde visitaram milhares de casas. Em cada uma delas, um dos moradores era sorteado para fazer o teste de detecção de anticorpos para a covid-19. O resultado saía em 15 minutos. Em caso positivo, os demais moradores também faziam o teste.
O inquérito sorológico é uma pesquisa por amostragem. O objetivo é descobrir o percentual da população capixaba que já teve contato com o coronavírus. A informação é valiosa para traçar estratégias na área da saúde e definir questões como funcionamento do comércio e outras relacionadas à circulação de pessoas. Ao todo, 32 mil capixabas farão o teste rápido.
A segunda etapa do inquérito sorológico será realizada ainda em maio, entre os dias 27 e 29. Uma terceira vai acontecer entre 8 e 10 de junho, e a quarta e última, entre 22 e 24 de junho. O inquérito é feito em 19 municípios capixabas.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória