Home - Geral - Espírito Santo realiza Conferência de Direitos Humanos em outubro

Espírito Santo realiza Conferência de Direitos Humanos em outubro

30 de julho de 2025

Espírito Santo realiza Conferência de Direitos Humanos em outubroFoto: Divulgação

Com o tema “Por um sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos retrocessos e avançar na garantia de Direitos para todas as Pessoas”, acontece a 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, etapa preparatória para a 13ª Conferência Nacional. As etapas municipais devem ser convocadas e realizadas pelos municípios até 17 de setembro. A Conferência Estadual é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em conjunto com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH).

O objetivo geral da 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Espirito Santo é promover um espaço de diálogo plural, democrático e participativo para a formulação de diretrizes que subsidiem a construção e implementação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) robusto e eficaz, consolidando um pacto nacional que reforce os compromissos do Brasil com a garantia dos direitos fundamentais.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do evento: “Contamos com a mobilização dos municípios para que o tema seja debatido pela sociedade de forma ampla, oportunizando o debate e a definição de propostas que fortalecem as políticas em direitos humanos”.

Conferências Livres

Já estão agendadas duas conferências livres preparatórias para o Encontro Estadual. A primeira delas é a Conferência Livre de Pessoas Trans e Travestis, que acontece nestas quinta-feira (31) e sexta-feira (1º).  E, no dia 4 de setembro, está agendada a Conferência Livre de Educação em Direitos Humanos.

Nos dois encontros, serão definidas propostas e eleitas pessoas delegadas para participarem do encontro estadual.

Histórico

Desde 2016, o Brasil não realiza Conferência Nacional de Direitos Humanos, o que comprometeu o diálogo entre a sociedade civil e o poder público. A 13ª ConDH retoma esse processo e terá como eixos temáticos o enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.

Esses eixos orientarão os debates em todas as etapas da conferência, incluindo a estadual, que deve garantir ampla representatividade social, especialmente de grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTI+, com deficiência, entre outros.

A realização da etapa estadual no Espírito Santo será compreendida não apenas como uma exigência normativa, mas como um gesto político e simbólico de fortalecimento da institucionalidade democrática, da escuta cidadã e do compromisso com a reconstrução das políticas públicas de direitos humanos.

Informações

E-mail [email protected]

Telefones: (27) 3134-1452 / 98895-7260.



banner
banner