Espírito Santo realiza cirurgia inédita e implanta primeira prótese de tornozelo
20 de novembro de 2025Equipe capixaba e especialista de Belo Horizonte conduziram procedimento destinado a pacientes com artrose terminal no Hospital Vitória Apart
Foto: Divulgação
O Espírito Santo deu um passo importante na consolidação de tratamentos ortopédicos de alta complexidade. Na manhã desta quarta-feira (19), uma força-tarefa de especialistas foi formada no Hospital Vitória Apart: cinco cirurgiões capixabas ganharam o reforço do ortopedista Tiago Soares, de Belo Horizonte, para a realização da primeira cirurgia de prótese de tornozelo do Espírito Santo, destinada a pacientes com artrose terminal.
A artroplastia do tornozelo, já consolidada internacionalmente e comparada a procedimentos tradicionais no joelho e quadril, substitui estruturas desgastadas por componentes metálicos de alta precisão. Diferentemente da artrodese – técnica que elimina o movimento ao travar a articulação – o novo método preserva a mobilidade, reduz a dor e devolve funcionalidade ao paciente.
“Essa cirurgia representa um avanço importante, porque substitui uma abordagem que limitava de forma significativa a qualidade de vida da paciente, uma mulher de 30 anos. Com a prótese, devolvemos movimento, funcionalidade e conforto ao paciente”, destaca o ortopedista Tiago Soares, convidado para liderar o procedimento.
Equipe integrada e acesso ampliado ao tratamento
Inicialmente, a paciente – uma capixaba, de 30 anos –, seria operada em Belo Horizonte. Mas graças à infraestrutura do Hospital Vitória Apart e à articulação entre os cirurgiões capixabas, o procedimento pôde ser realizado em Vitória – uma conquista que abre caminho para que outros capixabas tenham acesso à mesma solução terapêutica.
“Nosso hospital foi concebido para oferecer cuidados altamente especializados, integrando tecnologia de ponta, equipes multiprofissionais qualificadas e protocolos clínicos baseados nas melhores evidências científicas. Estamos muito felizes em promover avanços na saúde capixaba e reafirmar o compromisso institucional com a excelência na assistência, na inovação e na segurança do paciente“, afirma Brunela Croce, diretora técnica do Hospital Vitória Apart.
“Temos no Espírito Santo profissionais preparados para avaliar e conduzir o procedimento com segurança. O paciente deve conversar com seu ortopedista e manifestar o interesse em preservar o movimento por meio da prótese”, orienta Soares.
O ortopedista Tiago Soares realizou a cirurgia em parceria com cinco cirurgiões capixabas: Rômulo Soares e Giezy Fiorot, da São Bernardo Samp, Arthur Lemos, Pedro Calegari e Bernardo Aurelio.
Foto: Divulgação
Referência em medicina de alta complexidade
O Hospital Vitória Apart, localizado na Serra, é referência em medicina de alta complexidade no Espírito Santo, preparado para cuidar da saúde das pessoas e oferecer atendimento completo em todas as especialidades médicas, o que inclui UTI cirúrgica, cardiológica, neonatal e pediátrica; pronto-socorro adulto, infantil e obstétrico; hemodinâmica; serviço de resgate com UTI móvel; além de ter o único Centro de Tratamento de Queimados privado do Estado.
Por seis anos consecutivos, o Vitória Apart é eleito o melhor hospital do Espírito Santo, de acordo com o ranking da revista americana Newsweek. O hospital do grupo Athena Saúde é o 22º colocado na lista que reúne os 100 melhores hospitais privados do Brasil. Além disso, o Vitória Apart é o único hospital capixaba, incluindo instituições públicas e privadas, a receber o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Uma nova unidade do hospital, em Vila Velha, passará a funcionar no primeiro trimestre de 2026, com atendimento emergencial especializado, suporte intensivo e procedimentos cirúrgicos. Com 110 leitos, podendo expandir para até 190 leitos hospitalares, a unidade Vila Velha do Hospital Vitória Apart vai contar com Pronto Socorro adulto e infantil, leitos de internação, UTI e centro cirúrgico.