Home - Política - Espírito Santo faz adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo...

Espírito Santo faz adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo

24 de outubro de 2025

Espírito Santo faz adesão ao Programa Acredita no Primeiro PassoFoto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, formalizou, nesta sexta-feira (24), a adesão do Espírito Santo ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo do Brasil. A solenidade ocorreu durante o encerramento da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Pedra Azul. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica e produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa é voltada a territórios de alta vulnerabilidade e prioriza pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, populações tradicionais e ribeirinhas.

O programa oferece cursos profissionalizantes, apoio a quem busca emprego e oportunidades para quem deseja empreender, com acesso a microcrédito a juros baixos e acompanhamento técnico especializado.

“O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) funciona hoje graças à parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipais. O Espírito Santo é exemplo para o País em segurança alimentar e no combate à pobreza, com investimentos consistentes em assistência social. Essa é uma pauta transversal, que passa pela geração de empregos, pela formação profissional, pela saúde e pela educação. Por meio de nosso Fundo Estadual, repassamos mais de R$ 130 milhões para mais de 165 obras, incluindo melhorias em equipamentos socioassistenciais. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com a dignidade e o bem-estar das pessoas”, afirmou o governador Casagrande.

Durante a cerimônia, o ministro Wellington Dias ressaltou a importância da adesão capixaba ao programa. “Para alcançar os resultados que queremos é preciso ter coração, articulação e disposição para trabalhar. Queremos qualidade de vida para todos, e isso exige esforço e união. O Espírito Santo é modelo porque integra governos, bancos e o setor privado. O social não é um peso para a economia — é parte estratégica do desenvolvimento. Ao unir o social ao econômico, construiremos um país mais forte”, destacou o ministro.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, reforçou a importância da iniciativa. “A Aderes e o Banestes vêm trabalhando juntos para apoiar pequenos e microempreendedores do Espírito Santo. Só neste ano, concedemos mais de R$ 45 milhões em crédito a esse público. Com a chegada do Governo Federal, vamos ampliar esse trabalho e fortalecer ainda mais nossos empreendedores”, afirmou.

Conferência

A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social teve início na quarta-feira (22), com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, na região de Pedra Azul, em Domingos Martins. O evento promoveu debates sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa duas décadas de existência, e contou com palestra magna da professora Abigail Silvestre Torres.

A conferência reafirmou o compromisso com a proteção social e com a construção coletiva das políticas públicas, reunindo diferentes segmentos da sociedade em um espaço democrático de diálogo e participação.

“Nosso governo, sob a liderança do governador Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, tem se dedicado a reduzir os índices de pobreza e extrema pobreza no Estado. Os resultados são expressivos: alcançamos o segundo melhor desempenho do País em segurança alimentar e nutricional. Isso mostra que o Espírito Santo está no caminho certo, com uma gestão que valoriza as pessoas e promove inclusão”, ressaltou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo.



banner
banner