Home - Economia - Espírito Santo cria 6.274 empregos formais em fevereiro

Espírito Santo cria 6.274 empregos formais em fevereiro

13 de abril de 2025

Houve crescimento de 1.507 postos de trabalho em relação ao mesmo período de 2024, o que representou um aumento de 31,6%. Setores de comércio e serviços foram os que mais geraram novas vagas

Espírito Santo cria 6.274 empregos formais em fevereiroFoto: Pexels/Reprodução

O mercado de trabalho capixaba está em expansão só em fevereiro, o Espírito Santo registrou a criação de 6.274 empregos formais – sendo esse o saldo entre admissões e demissões. Com isso, houve um crescimento de 1.507 postos de trabalho em relação ao mesmo período de 2024, representando um aumento de 31,6%. Em comparação com janeiro, foram 5.687 vagas a mais.

Todos os cinco setores da economia apresentaram saldos positivos. O maior destaque foi o de serviços, responsável por 4.234 novos empregos, o que corresponde a 67,5% do total de vagas geradas. O comércio também teve um desempenho significativo, com a criação de 669 postos de trabalho. A agropecuária (563), a construção civil (477) e a indústria (331) também contribuíram para o saldo positivo.

Esse resultado sinaliza uma recuperação no ritmo de contratações nos setores de serviços e comércio, que haviam registrado saldo negativo em janeiro. Juntos, esses dois setores foram responsáveis por 78,1% dos empregos gerados no estado em fevereiro, reafirmando sua importância para a economia capixaba.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda de acordo com o levantamento, o saldo entre admissões e desligamentos em fevereiro foi o mais alto desde maio de 2024, o que reflete uma retomada no ritmo de contratações. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, historicamente, a maior parte das vagas com carteira assinada no estado é gerada no primeiro semestre, e o resultado de fevereiro indica uma recuperação após um início de ano mais contido.

Com as novas vagas criadas, o número total de empregos formais no Espírito Santo atingiu 916.225, representando um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo mês de 2024. A agropecuária foi o único setor a registrar uma queda no número de postos formais (-0,5%), enquanto os demais setores apresentaram crescimento acima de 3%. Os maiores avanços foram observados na indústria (4,7%) e nos serviços (4,1%).

No setor de comércio, o grande destaque do mês foi o segmento atacadista, que gerou 672 novas contratações, um crescimento de 220% em relação a fevereiro de 2024. O comércio atacadista tem se expandido significativamente no Espírito Santo, impulsionado pelos incentivos fiscais do programa Compete, que aumentaram a competitividade do estado, atraindo novos investimentos e empresas e, consequentemente, gerando mais empregos.

Já no setor de serviços, apenas o segmento de “outros serviços” registrou um saldo negativo em fevereiro, com mais demissões do que admissões. Todos os demais segmentos apresentaram saldos positivos, com ênfase para o de “administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais”, que gerou 1.766 novos postos de trabalho. Dentro desse grupo, o setor de educação foi o principal impulsionador, com 1.066 empregos formais, resultado das contratações sazonais para o início do ano letivo. Outros segmentos que se sobressaíram foram transporte, armazenagem e correio, com 1.344 novas vagas, e alojamento e alimentação, com 910 empregos.

“O crescimento nesses setores pode estar diretamente ligado ao aumento da demanda por serviços de transporte e hospitalidade em razão do período de Carnaval, que ocorreu no início de março e movimentou bares, restaurantes e o transporte de passageiros”, frisou Ana Carolina Júlio.

Entre os municípios capixabas, o primeiro do ranking na criação de empregos foi Serra, com 1.064 novas vagas. Destes, 763 foram no setor de serviços e 102 no comércio. Também merecem atenção os desempenhos de Linhares (692 novos postos), Cachoeiro de Itapemirim (454), Itapemirim (371) e São Mateus (308).

Ao todo, os municípios de fora da Grande Vitória foram responsáveis por 3.842 empregos, o que representa 61% de todos os novos postos de trabalhos no estado no mês de fevereiro.

“Esses dados reforçam a importância do desenvolvimento regional e da descentralização econômica. Isso reduz a dependência da região metropolitana, fortalece o comércio local, melhora a arrecadação municipal e diminui a migração para as cidades metropolitanas, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável no estado”, ressaltou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.



banner
banner