Home - Geral - Espírito Santo conquista selo diamante no Programa Nacional de Transparência...

Espírito Santo conquista selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública

15 de novembro de 2024

Espírito Santo conquista selo diamante no Programa Nacional de Transparência PúblicaFoto: Divulgação

O Espírito Santo recebeu, nessa quarta-feira (13), o selo Diamante na classificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), registrando um índice de transparência de 98,35%. Os resultados do ciclo de 2024 foram apresentados durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Compete à Secretaria de Controle e Transparência (Secont) a gestão da política de transparência pública do Estado.

O selo Diamante, a mais alta classificação do prêmio, é atribuído a organizações que alcançam 100% dos critérios essenciais, mantendo um nível de transparência entre 95% e 100%. Em 2023, por exemplo, o Governo do Estado conquistou o Selo Prata ao atingir um índice de 78,27%. Essa disparidade expressiva e positiva de um ano para o outro reforça o compromisso da gestão pública com a eficiência e com o fortalecimento da democracia, por meio do aprimoramento da transparência e do controle social.

Além disso, no ranking deste ano, o Espírito Santo conquistou a 3ª posição, dentre todos os outros estados, depois de Goiás (100%) e Rondônia (98,92%). A classificação envolveu a análise de 7.370 portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta Federal.

Para o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, a conquista do Estado deve ser motivo de orgulho para todos os cidadãos capixabas e demonstra o compromisso da atuação da gestão pública. "Durante os anos de 2022 e 2023, a Secont trabalhou na reformulação da metodologia de avaliação de transparência dos Sítios Institucionais, e lançou em abril de 2024 o Índice de Transparência do Poder Executivo do ES (ITPEES), incluindo grande parte dos critérios exigidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública. Após muita dedicação e aprimoramentos, conseguimos chegar a esse excelente resultado”, disse.

Sob essa mesma perspectiva, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, comemora a posição do Espírito Santo no ranking e fala sobre as perspectivas para o próximo ano. “Receber o selo Diamante é uma honra e um reconhecimento ao esforço contínuo do Governo do Estado, com apoio da Secont, em promover a transparência e o controle social. É um resultado que fortalece a confiança da população nas instituições públicas e nos motiva a buscar ainda mais avanços para o ano que vem”, frisou o secretário.

Sobre o Programa Nacional de Transparência Pública

O Programa Nacional de Transparência Pública promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público, como a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública; desenvolvimento do Radar da Transparência Pública Nacional; e institucionalização do Mês da Transparência Pública Nacional, em novembro.

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o objetivo do Programa Nacional de Transparência Pública é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios).



banner
banner